Criado em 1995, o Switch consiste no jornal de arte electrónica do laboratório CADRE para os novos média da Escola de Arte e Design da San Jose State University que é publicado três vezes ao ano na Web, encontrando-se actualmente no 18º número. Este jornal académico dedica-se sobretudo a desenvolver um ponto de vista crítico relativo a questões e desenvolvimentos nos vários cruzamentos e convergências
entre a arte e a tecnologia.

Para tal, esta publicação questiona, analisa, reporta e discute estas novas formas artísticas à medida que elas se vão desenvolvendo. O objectivo consiste em encorajar o diálogo e possíveis colaborações com outras entidades, teóricos e artistas que estão a trabalhar e a considerar questões semelhantes. Desta forma, ao avaliar com um sentido crítico as mais recentes evoluções e novidades no domínio tecno-artístico, pretende-se contribuir para a formação de perspectivas alternativas que impulsionem este sector.

Este número mais recente aborda o software enquanto produto cultural, integrando uma entrevista com o editor de livros informáticos Tim O'Reilly, um artigo sobre a obra do artista australiano Stelarc, um excerto do novo livro "The Poetics of Interactivity" da teórica do hipertexto Margaret Morse e outra entrevista ao estudioso alemão da net.art Oliver Graus. Em paralelo, contém ainda uma tradução para inglês do novo projecto de investigação de Pierre Lévy, "O Jogo da Inteligência Colectiva".




Sites de dias anteriores:

14/05/2003

Sem fronteiras na Internet
Os Repórteres sem Fronteiras transformaram a Internet em mais uma das ferramentas de comunicação do seu projecto, fazendo uso da sua globalidade para defender a liberdade de imprensa e de expressão em todos os meios, incluindo a Web.

13/05/2003

Uma ezine portuguesa com sabor a blog

Se o GilDot é o equivalente ao Slashdot em terras nacionais, então o mais acertado é que o Cafeína corresponde ao Kuro5hin lusitano. Mais do que uma publicação, trata-se de um bar/café virtual onde até se pode jogar clássicos de arcada.

12/05/2003

Sons em substituição de palavras

Um projecto de manipulação de sons, o Quiet American pede a todos que escutem com ouvidos sem preconceitos as recolhas feitas durante viagens turísticas realizadas pelo seu autor. De preferência com o uso de auscultadores.

11/05/2003

Informação completa sobre tecnologia e negócios

Vagueando entre a tecnologia e o mundo dos negócios, o Techdirt é um site que publica os links para as melhores histórias do dia relacionadas com estes temas convergentes, oferecendo comentários críticos, perspicazes e lúcidos sobre os acontecimentos.

10/05/2003

Online com o Euro 2004
No site oficial do Euro 2004 pode encontrar todo o tipo de informações sobre a competição que Portugal vai organizar. De resultados e classificações da fase de apuramento até guias das cidades que vão receber o Torneio, passando pela venda de bilhetes.

09/05/2003

Software social

Recentemente formada, a Social Software Alliance constitui um grupo de
programadores e praticantes, uma comunidade de práticas para pessoas que trabalham com software social, um conceito que inclui várias plataformas de colaboração e interacção.

08/05/2003

DSL descodificado

Criado pelo DSL Forum, uma associação da indústria que pretende promover a utilização desta tecnologia, o DSL Life pretende ser um guia do consumidor para todas as dúvidas que possam surgir em relação ao uso do xDSL.

07/05/2003

Editora discográfica online

Opsound é um projecto open-source e colaborativo que recorre ao formato de uma editora discográfica experimental operando exclusivamente através da Web para aprofundar a ideia de arquitectura social como obras de arte. Qualquer um pode contribuir.

06/05/2003

Olhar para o espaço

Concebido como um ponto de partida para a exploração dos programas de ciência espacial da NASA, o Solar System Exploration oferece aos interessados informação histórica sobre a exploração do sistema solar e ainda as notícias mais recentes.

05/05/2003

Muito mais do que um serviço de encontros pessoais

O Friendster é um site que funciona como um centro de encontro público e ao mesmo tempo privado. Pode-se conversar, procurar por conhecidos e, claro, fazer novos amigos, constituindo uma rede social enorme que se propaga como um vírus.

04/05/2003

Todos os estádios do Mundo

O Worldstadiums.com é uma "enciclopédia" sobre os principais estádios e recintos desportivos do mundo. Nele estão abrangidos mais de 5 mil estádios de 202 países, sobre os quais existe informação actualizada, fotografias ou agenda dos principais eventos.