http://imgs.sapo.pt/gfx/133768.gif

Contar histórias pode ser bem diferente na Internet. No site Storytelling mostra-se como algumas peças jornalísticas aproveitaram a interactividade e as capacidades multimédia da web para mostrarem o que não poderiam ser contado no papel, rádio e até mesmo na Televisão.




Juntando imagens às palavras, as histórias contadas nas peças reunidas neste site tornam-se mais interessantes do que a junção de dezenas de parágrafos de texto, ou imagens. Ao mesmo tempo, explora-se as vantagens das ligações de maior largura de banda, dando-se valor acrescentado à comunicação jornalística.




Não perca a peça do Star Tribune sobre Sida "Testing the Human Spirit", ou a reportagem especial do Guardian sobre o funcionamento da clonagem, mas espreite também outras histórias, porque vale a pena.




Depois, aproveite e visite ainda o site principal, Insert Text Here, onde está integrado o Storytelling. Este foi igualmente criado pela jornalista Michelle Nicolosi e aborda vários temas interessantes para jornalistas, desde conferências e oportunidades de emprego a ligações para jornais e sites de referência.




Sites de dias anteriores:



29/06/2002
A Internet: fonte de pesquisa interdisciplinar
Congregando os investigadores da Internet a nível internacional, a a.(o).i.r é uma associação para a promoção da pesquisa interdisciplinar deste novo meio, analisando os seus aspectos sociais, culturais, políticos, económicos e estéticos.



28/06/2002
Um motor de busca para as coisas que não conhecemos

O Gnod é visto como uma experiência que cruza a inteligência artificial com um motor de busca, utilizando as técnicas resultantes para fazer sugestões na área da música e da literatura aos internautas que por lá passam.




27/06/2002

Ferramenta de auxílio para os "viciados" em informação

Tantas notícias ou artigos de opinião à espera de serem descobertos por si, sem que os possa encontrar. À medida que a informação aumenta, a desorientação é cada vez maior. Para resolver esse grave problema existe o AmphetaDesk.




26/06/2002
O impacto da tecnologia na nossa vida
Lembra-se de como era a sua vida sem ouvir CDs e navegar na Internet? Mas certamente não se lembra das doenças antes de haver vacinas... Para recordar o impacto da investigação científica no dia a dia, sete laboratórios europeus lançaram o SCI-TECH.




25/06/2002

Informaçao prática sobre direitos de autor
Lançado em 1995 por Benedict O'Mahoney, um advogado norte-americano, este portal propõe-se fornecer a qualquer utilizador da Internet - e especialmente aos residentes nos Estados Unidos - "informação prática e relevante sobre direitos de autor".




24/06/2002

Tornar cada utilizador num jornalista
Seguindo os passos do site norte-americano de jornalismo colaborativo Kuro5hin, o Correspondente.net promete trazer este tipo de escrita informativa para Portugal, onde são os visitantes que enviam artigos e aprovam ou não a sua publicação.




23/06/2002

Linhas de orientação para a acessibilidade

Este site irlandês propõe aos seus visitantes a consulta de linhas de orientação sobre a acessibilidade em áreas como a Internet, telecomunicações, software e terminais de acesso público.




22/06/2002

Os mais feios da "bola"

Para navegar por este site sobre futebol, nem sequer necessita de ser adepto da modalidade. Aqui a "redondinha" é posta de lado e a única coisa que interessa é o aspecto físico dos jogadores - mais propriamente o seu "mau" aspecto físico...




21/06/2002

Um blog português sobre jornalismo

Os blogs tornaram-se famosos nos Estados Unidos quando as vedetas do
jornalismo adoptaram este suporte. Em Portugal, António Granado, do Público,
tem o seu próprio diário sobre jornalismo há mais de um ano, mas ainda faz
parte da minoria.




20/06/2002

Farto de receber mensagens inúteis?


Se está farto de receber emails indesejados e pretende anular esse incómodo, use o SpamNet, uma ferramenta de combate ao spam que permite pela primeira vez que os próprios consumidores lutem contra este propósito através de um único clique.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.