http://imgs.sapo.pt/gfx/183363.gif


Partir para uma demanda na Web, bem ao género dos cavaleiros e cruzados na Idade Média mas usando o computador e a Internet, é uma das ideias de base do WebQuest, um site construído a partir das ideias defendidas pelo Professor Bernard Dogdge em 1995. Este professor da Universidade estadual de San Diego definia na altura que "Um WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet".




O site que hoje lhe recomendamos foi desenvolvido por este professor e aplica esta teoria, pretendendo levar todos os visitantes a conhecer as melhores práticas do modelo de ensino WebQuest que utiliza a Internet como apoio educativo.




Além de divulgar a teoria, o site congrega também uma comunidade de interessados, entre professores e educadores, que podem utilizar os materiais disponibilizados para aplicar nas suas aulas.




Infelizmente o site já não é actualizado há algum tempo, mas os materiais e teorias ali presentes continuam a poder ser útil a todos os que queiram conhecer melhor a teoria de WebQuests.

Sites de dias anteriores:

11/03/2003

O mundo do software visto por Joel

Para quem é programador de software, o weblog/fórum de discussão de Joel Spolsky oferece um guia indispensável àquela actividade, já considerada por alguns como arte, que é o desenvolvimento de aplicações informáticas.

10/03/2003

Mobilidade no processo artístico

A Cultura como um vector de mudança é uma das ideias presentes no site art4eu, que encoraja a mobilidade dos jovens e a mistura de expressões. Com a ajuda de vários parceiros institucionais divulgam-se aqui programas de apoio a estes conceitos.

09/03/2003

Música electrónica para fins de tarde
Música para relaxar a mente e o corpo depois de um interminável dia de trabalho ou para acompanhar a labuta diária, o Downtempo é a banda sonora dos dias de hoje, criada através de um processo que mistura o corte e colagem electrónico com a música acústica.

08/03/2003

Por uma nova escola

O site "Por uma nova escola" foi relançado esta semana pela FENPROF e a CONFAP, duas associações de professores. Se no passado o site existia para divulgar o manifesto com o mesmo nome, agora os objectivos são mais latos.

07/03/2003

Se quer ser um verdadeiro geek, mude para o Linux

Depois da Apple ter lançado a sua campanha "Switch", destinada aos
utilizadores de PCs com Windows instalado de forma a mudarem para um Mac, só faltava uma outra campanha que exortasse as "massas" Wintel a mudarem para o Linux...

06/03/2003

Oportunidades de aprendizagem na Europa

Divulgar informação sobre o sistema educativo e oportunidades de formação no espaço da União Europeia é o objectivo do novo portal PLOTEUS. Com informação nas onze línguas oficiais da UE, o portal foi lançado na sequência da Cimeira de Lisboa.

05/03/2003
Linux para PCs desktop

PCLinuxOnline é um dos sites mais adequados para os iniciados no mundo do Linux e do software livre em geral. Para além de divulgar notícias, comentários e acontecimentos "frescos", disponibiliza ainda vários ficheiros em formato .rpm.

04/03/2003

Informação geográfica na Web

No site do Sistema Nacional de Informação Geográfica está acessível informação geográfica em formato digital. Os dados foram reunidos por diversas instituições nacionais e podem dar-lhe uma outra visão sobre Portugal.

03/03/2003

O futuro do computador é móvel

PDAs, telemóveis, consolas portáteis, leitores de música digital são alguns dos temas das notícias que se podem ler e debater no site New Mobile Computing, o "irmão mais novo" do OSNews, um novo espaço que aborda os desenvolvimentos da computação móvel.

02/03/2003

O regresso do Ciberdúvidas

Depois de quase um ano de interregno, o Ciberdúvidas está de novo activo para responder a qualquer questão relacionada com o uso da língua portuguesa. Para além das dúvidas, o site continua a ser enriquecido com outros textos sobre a língua de Camões.

01/03/2003

Mistérios do Mundo

Repleto de artigos de autores reconhecidos no campo das teorias alternativas, o World-Mysteries oferece respostas pouco comuns e por vezes divertidas aos grandes mistérios das civilizações perdidas, escritos sagrados ou artefactos inexplicáveis.