http://imgs.sapo.pt/gfx/117658.gif
A partir desta página Internet do I Congreso de Nuevas Tecnologías y Transformación del Empleo, o prémio Nobel da Literatura José Saramago convida os internautas a concluírem o conto "Azul para Marte", cedido pelo escritor à organização do evento que decorre em Granada, Espanha, de 8 a 10 de Abril próximo.
Este conto inacabado de Saramago consiste em cinco parágrafos escritos em castelhano, nos quais o Nobel da Literatura descreve na primeira pessoa a experiência de um viajante a Marte, um planeta de aparência idílica onde "não há guerras" ou, por exemplo, existem escolas "com dez professores marcianos, num sítio onde havia apenas uma criança, também marciana, claro", de acordo com algumas das passagens da obra.
Mas apesar de toda a sua suposta perfeição, Marte só conhece duas cores: o branco e o preto, embora os marcianos sempre tenham suspeitado de que existiriam mais - facto que viram confirmado pelo terráqueo.
O personagem de Saramago depara-se então com uma questão: porque não levar-lhes um pedaço de cor azul? Mas, e depois? É aqui que se pede a colaboração dos internautas na formulação do final que considerem mais adequado, quer seja escrito em castelhano ou em português, ou já agora, em qualquer outra língua...
Sites de dias anteriores:
01/04/2002
Mantenha-se informado com as notícias do Google
O Google News Search, um novo serviço do motor de busca, propõe aos seus visitantes o acompanhamento da actualidade noticiosa com base numa multiplicidade de fontes de informação usando um algoritmo de pesquisa.
31/03/2002
Um coelho diferente
Por todo lado os coelhos que põem ovos da Páscoa invadiram os espaços públicos e privados. É verdade que chegou a sua época, mas se já está cansado e quer mudar a sua perspectiva "coelhística", experimente este site.
30/03/2002
Uma voz para o lixo electrónico
Os responsáveis pelo site Spamradio acham que o lixo electrónico que nos entra pela caixa de email adentro é demasiado precioso para ser ignorado. Assim, criaram uma rádio onde se pode ouvir 24 horas por dia spam email com música electrónica.
29/03/2002
Os segredos da Renascença
E se, por exemplo, fossem as mulheres a contar a História? Quatro historiadores fornecem a partir deste site dedicado aos segredos da Renascença diferentes perspectivas da História, indicando que a mesma poderá ainda não estar escrita de forma definitiva.
28/03/2002
Internet para todos
Promovido pelo World Wide Web Consortium o site Web Accessibility Initiative vai informá-lo sobre aquilo que precisa de saber para tornar a Web mais acessível a todos os cidadãos, incluindo os que têm necessidades especiais.
27/03/2002
Mexericos e fait-divers sobre a indústria tecnológica
Need To Know é um dos site britânicos mais engraçados e informativos dos últimos anos. Empregando um humor satírico à Monty Pyton, esta publicação meio newsletter, meio weblog tem todas as notícias que um geek precisa de saber.
26/03/2002
Biblioteca de referência
A Oxford University Press renovou recentemente o seu site e planeia agora criar uma das maiores bibliotecas de referência na Internet, publicando mais de 1,5 milhões de entgradas em 20 áreas diferentes até 2010.
25/03/2002
Para aumentar a inteligência matemático-científica
O Getsmarter.org disponibiliza uma série de divertidos testes através dos quais estudantes de todas as idades poderão desafiar as suas capacidades na área da matemática e da ciência - sem as tradicionais pressões da sala de aula.
24/03/2002
E o Óscar vai para...
A primeira edição dos Óscares foi em 16 Maio de 1929. Agora, passados 74 anos, aqui fica uma das evoluções naturais daquela que, para muitos, é a noite mais glamourosa do ano e que é a presença deste evento na Internet.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários