http://imgs.sapo.pt/gfx/116326.gif
A ciência e a arte, astronomia e zoologia, além dos dicionários linguísticos em quatro línguas, são alguns dos conteúdos que a Oxford University Press, a editora da Universidade Inglesa de Oxford, começou a colocar online na passada semana. Até 2010 deverão ser disponibilizados no site mais de 1,5 milhões de entradas em 20 áreas diferentes, constituindo um dos maiores repositórios de informação na Internet.




Seguindo o modelo que havia já sido adoptado para o acesso aos dicionários actualmente disponíveis online, o arquivo será utilizado mediante uma subscrição, que deverá ter um preço especial para escolas, custando 175 libras anuais (284,5 euros), mas que para grandes bibliotecas poderá chegar às 3.000 libras (4.878 euros).




A história da publicação de livros em Oxford remonta a 1478, mas só em 1586 obteve por decreto o privilégio de imprimir livros. Actualmente esta editora publica mais de 4.500 novos livros por ano. A aposta nos novos meios tecnológicos para publicação tem sido seguida atentamente pela editora, desde os CD-ROMs à TV interactiva e PDAs, passando naturalmente pela Internet.




Sites de dias anteriores:



25/03/2002

Para aumentar a inteligência matemático-científica

O Getsmarter.org disponibiliza uma série de divertidos testes através dos quais estudantes de todas as idades poderão desafiar as suas capacidades na área da matemática e da ciência - sem as tradicionais pressões da sala de aula.




24/03/2002

E o Óscar vai para...

A primeira edição dos Óscares foi em 16 Maio de 1929. Agora, passados 74 anos, aqui fica uma das evoluções naturais daquela que, para muitos, é a noite mais glamourosa do ano e que é a presença deste evento na Internet.




23/03/2002

Notícias vindas do futuro

Entre na "máquina do tempo" dos responsáveis do site FutureFeedForward e viaje até 2008 para a conhecer a história do jornalista que perde literalmente a cabeça, mas sobrevive, ou para 2032, quando a FCC decidir privatizar os artigos definidos e indefinidos.

22/03/2002

Internet, uma festa também em França

Começa hoje em França a "Fête Internet" que tem este ano a sua quinta edição com o mote "viver a Internet no quotidiano". As iniciativas ligadas a esta festa são várias e estão indicadas no site, sendo acompanhadas de divertidas animações.



21/03/2002

Jornal diário de direito tecnológico

O Tech Law Journal oferece notícias, registos e análises na área da legislação, ligação e regulamentação relacionadas com as tecnologias da informação. Entre os tópicos tratados incluem-se as leis antitrust, a banda larga e a privacidade.




20/03/2002

Semana da Juventude também na Net
Começou ontem a Semana da Juventude que decorrerá até ao próximo dia 28, por isso se é um jovem cibernauta e gosta de teatro, cinema, desporto, gastronomia, exposições e artes plásticas, dança, moda e música, descubra na Net o que esta semana lhe reserva.




19/03/2002

A falar é que os computadores se vão entender connosco
A Universidade de Brighton lançou o site UK Euromap com o objectivo de tornar este espaço virtual numa referência para o desenvolvimento de tecnologias de linguagem humana, programas que podem compreender, criar ou processar a voz e escrita humana.




18/03/2002

Curiosidades das pesquisas

Zeitgeist é a página do motor de pesquisa Google que indica as palavras e frases mais pesquisadas nas últimas semanas e meses. Surpreendente é que "dia internacional da mulher" foi a expressão mais procurada até 11 de Março.



17/03/2002

O museu dos condimentos empacotados

Independentemente das preferências "palativas", neste site vai com certeza encontrar condimentos a seu gosto. Mostarda, picante, ketchup, maionese são apenas alguns exemplos dos molhos que se podem ver empacotados neste museu.




16/03/2002

O festival de Jospin e Chirac

É num site onde as três cores dominantes são as da bandeira francesa, ou seja, vermelho, azul e branco, que vai perceber de que é feita uma verdadeira campanha eleitoral com direito a acompanhamento musical e muito mais.