http://imgs.sapo.pt/gfx/214940.gif
Quantas vezes nos queixamos de que o tempo parece não passar para mais tarde reclamarmos que está a passar demasiado depressa? A relatividade da dimensão temporal é mostrada no projecto Playing With Time, desenvolvido com o apoio do Museu de Ciência do Minnesota, que pretende mostrar as diversas faces do tempo e deixar os visitantes "brincar" com ele.

Conjugando o website com uma exposição/museu itinerante, o projecto ilumina a forma como o mundo muda em diferentes escalas temporais. O piscar do olho e mutações geológicas que se arrastam ao longo de milhares de anos sublinham a relatividade do tempo. E mesmo em cada um destes casos é sempre possível acelerar ou reduzir a passagem dos minutos ou dos meses para observar a infinidade de mudanças subtis que acontecem nesse período.

Na área da Galeria os visitantes podem ainda observar o processo de reflorestação primaveril de um rio no Wisconsin, a construção da estrutura para uma nova Biblioteca em São Francisco ou um grupo de crianças a pintar um mural. À sua escolha fica a observação em tempo real desses processos ou a aceleração da imagem.

Para além da exposição aqui apresentada, o Playing With Time está aberto à colaboração de todos os que queiram participar com a sua visão da evolução do tempo e propõe-se até emprestar uma câmara digital a quem contribuir com uma ideia original.

Os responsáveis do projecto asseguram que depois de olhar para o tempo desta forma, dificilmente irá encarar a vida da mesma maneira... E pode sempre pensar, enquanto espera que uma página Web carregue ou que um download termine, que lá fora, algures, pequenas mudanças demoram muito mais tempo a acontecer...





Sites de dias anteriores:

24/09/2003

Linux com sotaque castelhano

Madrid vai ser esta semana o centro da atenção da comunidade open-source. A edição deste ano do "HispaLinux", organizada pela associação com o mesmo nome, tem por tema "Uma Sociedade de Conhecimento Livre" e conta juntar mais de 3 mil pessoas.

23/09/2003

E o norte-americano mais rico de 2003 é...

A revista Forbes fez as suas contas e apurou que em 2003 o norte-americano
mais rico é, pela décima vez consecutiva, Bill Gates. Ainda assim este ano,
o "senhor Microsoft" partilha o trono com mais três ricos correntes.

22/09/2003

O que é o AlphaNumericLabs?

Numa primeira abordagem podemos considerar o AlphaNumericLabs uma instalação artística para Internet de um alter-ego de um artista-tecnológico. No entanto o terreno é escorregadio e as interpretações podem ser múltiplas...

21/09/2003

A paixão pelas duas rodas

Portal-moto.com é um anuário online com toda a informação sobre o mundo do motociclismo. De motas a acessórios e equipamentos tudo pode ser consultado aqui por aqueles que tenham a paixão pelas duas rodas.

20/09/2003

Sexualidade juvenil sem tabus

Sexualidade Juvenil é um sítio de Internet organizado pelo Instituto
Português da Juventude que se procura afirmar como uma plataforma de
informação e formação dos jovens portugueses sobre questões relacionadas com
a sexualidade.

19/09/2003

Análises e notícias
Pode ser apenas mais um site de informação e análise de notícias e produtos na área do hardware, mas os guias de preços publicados mensalmente no AnandTech dão uma ideia da evolução dos custos dos diferentes produtos apresentados.

18/09/2003

O portal das letras

A Escuela dos Escritores é um projecto de Internet dedicado a todos o que
têm a paixão pelas letras. Desde a leitura de textos literários até à
frequência de cursos de escrita, passando pelo convívio com outros
escritores, tudo é possível.

17/09/2003

Turbulência na Internet

Turbulence é o nome de um site exclusivamente dedicado à divulgação do trabalho de artistas que escolheram a Internet e as novas tecnologias da comunicação como sua matéria prima. O site serve de galeria e objecto de estudo.

16/09/2003

O clube do spam

O Bulk Club é um site onde se explicam os benefícios do marketing por email e se ensinam técnicas para tornar o envio de correio electrónico de volume, também designado por spam, mais efectivo.

15/09/2003

Converter alhos em bugalhos
Os conversores automáticos são das ferramentas mais úteis para quem tem de lidar com diversas unidades de medida diferentes. O Convert-me é um dos que contêm uma informação mais vasta, abarcando sistemas de medida antigos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.