Chama-se Smelldect e foi desenvolvida por investigadores do Instituto Tecnológico de Karlsruhe, na Alemanha para ser um dispositivo de olfato com capacidades idênticas, ou mesmo superiores ao nariz humano.
A tecnologia está programada para identificar uma grande variedade de odores. O objetivo do projeto é criar "um sensor olfativo barato para o uso diário" que possa integrar-se em diversos dispositivos, incluindo os telefones inteligentes, de acordo com o afirmado pelos investigadores.
Estes explicam que o funcionamento deste nariz eletrónico baseia-se em nano fibras especiais que “entendem” os cheiros e emitem sinais que são detetados pelo chip do sensor. Se este já conhecer o odor, pode identificá-lo em poucos segundos.
Os cientistas pretendem que a tecnologia ajude a evitar perigos da nossa vida diária como, por exemplo, alimentos em mau estado o cabos a arder, por ser mais rápido do que o nariz humano. Além disso, é provável que possa vir a transformar-se no órgão olfativo dos robots.
Pode conhecer mais acerca do Smelldect através desta página online.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários