http://imgs.sapo.pt/gfx/166427.gif

No início, os filósofos e outros intelectuais começaram por desprezar o cinema, por ser considerado como um mero divertimento. Mas ao longo da segunda metade do século XX e até à actualidade, a filosofia cruzou-se muitas vezes com a sétima arte. Foram muitos os filósofos que se interessaram por este maravilhoso novo mundo das imagens animadas, sobretudo os franceses, como Edgar Morin, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard ou Paul Virilio.

Explorando esta ligação entre o cinema e a filosofia, o site Film-Philosophy, criado em Novembro de 1996, é um dos recursos mais bem apetrechados na Internet sobre esta temática, encontrando-se dividido em três partes. Uma é a do jornal online onde reputados professores ou simples estudantes de filosofia, de estudos sobre cinema e dos média analisam obras cinematográficas através do recurso a ideias de filósofos contemporâneos e criticam as mais recentes novidades literárias nesta área.

No Salon, uma espécie de comunidade virtual a que também se pode aceder por email, é dada oportunidade ao visitante de participar activamente em discussões, debater ideias e esclarecer dúvidas. Este espaço conta com mais de 900 membros oriundos de 20 países. Para se ficar por dentro dos assuntos, convém ter, no entanto, alguns conhecimentos de história do cinema, para não confundir Antonioni com Pasolini ou mesmo... Einstein com Eisenstein.

Mas o Film-Philosophy é também um portal, contendo uma enorme colecção regularmente actualizada e editada dos melhores links para novos artigos e ensaios, publicações, organizações e conferências, assim como um vasto arquivo de links sobre filósofos que pensaram sobre o cinema e bibliografias sobre e dos principais critícos e cineastas.

Sites de dias anteriores:

07/12/2002
Livros para crianças
De leitura gratuita, mais de 10 mil livros infantis vão ser colocados online pela International Children's Digital Library, num projecto a 5 anos que abarcará obras de mais de 100 países. Por enquanto pode ver alguns livros já digitalizados.

06/12/2002
Acompanhe as actualizações nos blogs
Não há nada mais frustrante do que chegar a um weblog e este estar completamente desactualizado. Para que isso não aconteça, este novo directório apresenta as "mexidas" de conteúdos mais recentes entre um conjunto de quase 56 mil espaços do género.

05/12/2002
Imagens e sons das cidades do mundo
Ruavista é uma publicação online que se dedica a explorar ruas e avenidas de cidades do mundo e a vida urbana através de vários tipos de sinais: gráficos, arquitecturas e sons que ajudam a decifrar a vida na urbe para que a possamos tornar nossa.

04/12/2002
Inovação em Espanha
Madrid +D é um site espanhol destinado a promover uma rede de centros de inovação públicos e entidades privadas sem fins lucrativos ligadas à inovação tecnológica. A informação encontra-se em espanhol, inglês e português.

03/12/2002
Um guia para o variado mundo da música electrónica
Ligue os auscultadores ao computador e prepara-se para uma longa viagem aúdio pela multiplicidade de géneros da música de dança electrónica, entre House, Trance, Breakbeat ou Techno, e os seus respectivos subgéneros.

02/12/2002
Ofereça o seu lixo electrónico
Tendo como objectivo ajudar ao desenvolvimento de ferramentas de combate ao spam, o site SpamArichive.org pretende ser um arquivo de lixo electrónico. O software criado a partir daqui irá empregar sistemas de
filtragem estatística.

01/12/2002
Máscara branca contra a SIDA
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e este ano a Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA escolheu como tema "Vamos deixar cair esta máscara!" para sublinhar o sofrimento dos seropositivos que são discriminados.

30/11/2002
Prestige, depois da catástrofe
Depois do desastre ter acontecido, só nos resta acompanhar os seus desenvolvimentos. Da responsabilidade da Greenpeace, o site de carácter informativo mostra as consequências ambientais do afundamento do Prestige na costa espanhola.

29/11/2002
O som electrónico underground está de volta à Web
A SomaFm voltou à Net esta semana, depois de meses de suspensão devido a batalhas politicas para diminuir os royalties que as rádios online terão que pagar. É o regresso de uma das estações mais independentes e inovadoras da Web.

28/11/2002
Arquivo de imagens online

Vídeos de reportagens e notícias foram recentemente colocados online pela British Pathe, uma das mais antigas empresas de media. Ao todo são mais de 2000 horas do seu arquivo, de interesse e curiosidade histórica.

27/11/2002
1,2,3, acção... animada
Actualmente em testes beta, o MovieMaker é uma aplicação para a criação online de cartoons animados que vai na sua segunda versão. Com ele é possível escolher cenários, personagens e textos e no fim enviar a história realizada aos amigos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.