Criado pelo colectivo de artistas Future Farmers, They Rule é um site todo baseado em flash que permite ver quem se senta nos quadros de direcção das 100 maiores companhias norte-americanas - com base no índice composto pela revista Fortune. Para além disso, permite saber que cargos esses executivos desempenham noutras empresas e que doações políticas fizeram, quer em termos individuais quer colectivos.

Os utilizadores podem construir mapas de influência e guardá-los para que outros possam visualizá-los e avaliá-los. Este projecto é uma tentativa de demonstrar as relações que existem entre alguns dos mais poderosos executivos empresariais dos Estados Unidos ao exibir visualmente as companhias em que estão envolvidos e como essas organizações, como a Coca-Cola, Pepsi, Microsoft, IBM, Procter & Gamble e HP, podem lucrar com essa relação.

O interface é bastante intuitivo, simples e fácil. Os autores deste site quiseram visualizar o actual estado de ultra-monopolização do capitalismo norte-americano. Mas, acima de tudo, pretenderam demonstrar que um mercado livre requer a colaboração próxima entre as empresas e o estado que as representa no mundo. Através de fusões e aquisições, um número cada vez menor de companhias controlam mais partes da economia, dominando quase todos os seus sectores. Por isso, sendo a Internet um medium de muitos para muitos e um vasto recurso de informação, torna-se o suporte ideal para tornar visível
a teia intricada de relações entre estas entidades corporativas.

Numa altura em que o comércio electrónico, em elevado crescimento, torna o cibernauta num cliente transparente, este site subverte a utilização da Web como um mero instrumento de marketing, propondo outra vez a sua promessa original enquanto medium democratizador.

O único problema deste projecto é que os dados são estáticos, pelo que é provável que a base de dados já tenha ficado desactualizada, tendo em conta o ritmo a que as empresas se fundem e desaparecem e os CEOs mudam de "barco". Mesmo assim, They Rule vale como uma pista a seguir, um projecto experimental ou uma metáfora.

Sites de dias anteriores:

06/04/2003

Som de cinema

O som é talvez o aspecto a que menos ligamos quando assistimos a um filme, mas é verdade que já não conseguiríamos dispensá-lo. O FilmSound conta a história do som no cinema, por entre inúmeros artigos e secções dedicadas ao tema.

05/04/2003

Literatura graficamente animada

Esperança, amor, medo, ódio, poder, traição, destino, mudança, perdão, sabedoria, vontade, disciplina, coragem, vingança, sacrifício, marcam presença neste projecto online de “literatura gráfica”, como os seus criadores lhe quiseram chamar.

04/04/2003

O sonho de McLuhan

Graças à Internet, somos todos nómadas deambulando por um mesmo mundo e rede virtual. Este é o lema de uma instalação digital artística que vai percorrer o globo e que demonstra, mais uma vez que Marshall McLuhan estava certo: o mundo é uma aldeia global.

03/04/2003

Bienal de Antiguidades

É hoje inaugurada a V Bienal de Antiguidades, organizada pela Associação Portuguesa dos Antiquários (APA). No website da Associação pode ficar a saber mais sobre a Bienal onde participam quase meia centena de antiquários.

02/04/2003

Jornalismo independente arábe em inglês

Desde que entrou no ar no mês passado, o site em inglês da estação árabe de televisão Al-Jazeera foi atacado várias vezes por
crackers. Mas o sítio está outra vez online e deverá estar
totalmente operacional dentro de dias.

01/04/2003

Um século a voar

Celebrando o centésimo aniversário da história da aviação a motor, a Microsoft lançou o site do Microsoft Flight Simulator 2004: A Century of Flight, onde se pode encontrar informação histórica e actual relativa a esta área.

31/03/2003

Será que o Google se tornou demasiado poderoso?
Nos últimos tempos, têm surgido opiniões que questionam se o Google se tornou num Big Brother. O autor do site proposto acha que sim e aponta falhas no algoritmo de hierarquização dos resultados no motor de busca e no excessivo uso de
cookies.

30/03/2003

Cães de automóvel

Tal como a tradução para o português deixa adivinhar, o Dogs in Cars relaciona cães e carros através da imagem, ou seja, apresenta fotografias que registam a apetência ou não do fiel amigo do homem pelos passeios de automóvel.

29/03/2003
Navegar na Web com companhia
Imagine como seria se pudesse informar os amigos e família dos sítios por onde navega na Web e se eles pudessem fazer o mesmo. Esta é a proposta do Eyebees, uma experiência social colectiva de navegação baseada num plug-in para o Internet Explorer.

28/03/2003

Os desenhos da actualidade

O desenho contemporâneo é evidenciado no Pictoplasma, um colorido espaço online que mostra mais de 4.750 trabalhos reflectores de diversos estilos e técnicas na área do design de personagens, incluindo logos, gráficos vectorias ou 3D.

27/03/2003
Jorge Palma ao vivo na Internet
Se é fã de Jorge Palma e não pode estar hoje na Aula Magna para assistir ao concerto deste músico português, não perca a transmissão via internet do espectáculo no site oficial da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.