A Google tem uma nova página dedicada a histórias contadas com o apoio de imagens tridimensionais chamado Google Expeditions, como parte do Arts & Culture, um deles inspira-se nas questões da ótica, de como funciona a luz nas diversas superfícies, criando efeitos imaginários.
Começa por contar o fascínio de Galileo Galilei no comportamento da luz, levando-o a inventar um dos primeiros telescópios do mundo. É também creditado como a primeira pessoa a tentar medir a velocidade da luz. Mas há mais de 8.000 anos que se brincava com pedras muito polidas que funcionavam como espelhos, que foram encontradas em escavações arqueológicas.
Estas são apenas algumas das breves curiosidades que a página tem para oferecer, com imagens e esquemas criadas com imagens de 360 graus para ilustrar as descrições. Por exemplo, é referido que a ótica geométrica descreve o comportamento da luz quando viaja na forma de raios. E esses raios de luz deslocam-se numa linha reta até embaterem em alguma coisa.
Poderá aprender o comportamento da luz quando passa por uma lente ou outro elemento como a água. Neste caso, quando a luz entra na água cria-se um fenómeno chamado refração. Ou seja, quando a luz passa do ar para a água, diminuindo a sua velocidade. E quando passa por materiais mais densos, neste caso a água, este dobra a superfície entre dois materiais: Quando a luz entra num copo com água é chamado um raio incidente, mas a luz que atravessa a água é um raio de refração.
Há dezenas de curiosidades sobre a luz e os efeitos óticos no contacto com diferentes superfícies que podem consultar no website.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários