http://imgs.sapo.pt/gfx/180403.gif

Sob o nome de LAN - que também pode ser as iniciais de Local Area Network, rede local - esconde-se um colectivo de vários artistas localizados na Suiça
com trabalhos na área da criação de redes e de projectos interactivos.

Seguindo à letra, mas de uma forma irónica, o seu lema promocional Disinformation on demand desenvolveram o Supervillainizer, um projecto que constitui uma investigação sobre o tema da identidade em relação às recentes iniciativas internacionais concebidas no sentido de proteger os cidadãos ocidentais de possíveis ataques terroristas, na sequência da mentalidade de vigilância total que emergiu após o 11 de Setembro.

A proposta passa por gerar conspirações falsas com base numa base de dados virtual que identifica os "delinquentes mais perigosos do mundo". O cibernauta deve seleccionar três personagens da base de dados - onde se podem encontrar políticos famosos como George W. Bush, Saddam Hussein, Bin Laden, Tony Blair e Silvio Berlusconi.

A seguir, a aplicação electrónica regista essas personagens com um endereço de email falso alojado num servidor suíço, colocando posteriormente em comunicação os elementos e gerando automaticamente mensagens imaginárias. Os três transformam-se assim em conspiradores que planeiam, por exemplo, contaminar as águas da Suiça.

Os artistas querem assim denunciar o absurdo dos sistemas internacionais de vigilância ao tentarem definir os perfis genéricos dos possíveis inimigos. Supervillainizer mostra que, de
acordo com os padrões desses sistemas mesmo Bush e Blair podem ser considerados "vilões conspiradores".

Sites de dias anteriores:

23/02/2003

Mania da leitura

Mais de 2000 textos de acesso livre, guias e outros documentos de referência estão acessíveis no site Bibliomania, o que o torna uma paragem obrigatória para todos os que gostam de ler.

22/02/2003
Salários comparados em tempo real

Compare o seu salário com as remunerações de algumas estrelas mais "luminosas" da área do cinema, música, desporto e televisão, através do Salary Timer. Em nome da boa disposição, evite tomar como referência o montante ganho por George Lucas.

21/02/2003

A árvore dos desejos da Web

Se um cibernauta tiver uma ideia genial sobre uma nova funcionalidade que deseje ver introduzida na Web, pode agora descrever a mesma no site LazyWeb e esperar que um programador decida espontaneamente concretizar essa ideia.

20/02/2003

Televisão open-source

A comunidade de programadores open-source criada no site LinuxTV pretende que a independência dos conteúdos e da tecnologia de televisão passa obrigatoriamente pelo acesso livre ao código utilizado.

19/02/2003

A herança judaica da Europa Central e de Leste

Historiadores, jornalistas e educadores de 11 países pretendem criar uma janela online para a história dos judeus da Europa Central e de Leste, através do Centropa, onde apresentam um arquivo de imagens e memórias de família, pré e pós holocausto.

18/02/2003

Os hackers dos Macs

Os utilizadores de computadores Mac podem obter no site ResExcellence toda a parafernália de ecrãs de iniciação, de arranque e de registo, bem como ícones e imagens do desktop. Os que não têm podem admirar os ambientes de trabalho dos outros...

17/02/2003

Atrair para a matemática

Por entre poliedros, geografia convexa e mecanismos, no site Atractor - Matemática Interactiva, procura-se despertar a atenção de todos os visitantes para a matemática mostrando o lado mais divertido e espectacular desta ciência.

16/02/2003

O Japão em :)

A partir da página Web proposta os internautas poderão descobrir até onde os
japoneses levaram a expressão dos seus sentimentos em "ícones de emoção",
normalmente lidos de forma diferente e com mais variações do que as utilizadas
no mundo ocidental.

15/02/2003

Porque os novatos também
têm lugar na blogosfera

Em cerca de dois anos os blogs passaram
de publicações marginais a órgãos de informação "oficiais" da cibercultura,
formando um circuito de vedetas. Uma lista desenvolvida no site Technorati
promete trazer mais pluralismo e diversidade à blogosfera.

14/02/2003

Conselhos a namoradas de geeks
Porque hoje é Dia de S.
Valentim e porque os geeks também têm vida romântica, casam e têm filhos,
mesmo que não pareça, o site Copine de Geek presta conselhos interessantes a
candidatas a namoradas e esposas destes seres excêntricos.

13/02/2003

Da Vinci, o mestre desenhador
A presente exposição pretende
dar a conhecer Leonardo da Vinci como desenhador, ao mesmo tempo que relaciona
os seus diversos papéis como artista, autor, cientista, inventor, teórico e
professor, dentro de quadros cronológicos bastante elucidativos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.