A Inteligência Artificial faz cada vez mais parte das nossas vidas. Apesar de todas as aplicações que têm em vista o bem da sociedade, é comum depararmo-nos com casos que representam o reverso da “moeda”: desde a recolha abusiva de dados à questão da discriminação racial dos algoritmos

Assegurar que a IA é usada de uma forma responsável é uma das missões da AI Global. A organização criou um mapa interativo que reúne múltiplos casos de utilização de IA um pouco por todo o mundo, seja para o bem ou para o mal.

Em Where in the World is AI pode observar casos em áreas como Saúde, Educação ou Justiça ao longo do tempo, basta clicar nos pontos coloridos que surgem ao longo do mapa. Em cada um deles pode aceder a informação mais detalhada. A página é atualizada semanalmente e há também a possibilidade de submeter as suas próprias propostas.

Para criar o mapa, a organização recorreu a uma base de dados de artigos noticiosos e investigações que retratam os diferentes usos da IA. O projeto ainda está numa fase inicial e é certo que algumas das situações apresentadas acabam por enquadrar-se numa espécie de “neutra”, no entanto, a AI Global espera que a plataforma possa servir como ponto de partida para uma discussão mais alargada em torno da tecnologia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.