http://imgs.sapo.pt/gfx/192061.gif

Não é muito comum encontrar um site na Web que escreva sobre jogos vídeo e de computador de uma forma que combine a crítica e a análise inteligente e sem pretensões a iluminar o resto do mundo sobre uma série de teorias obscuras oriundas de áreas normalmente pouco divertidas como a semiologia e a sociologia. Mas o Gamegirl Advance faz justamente isso, pautando-se por um estilo de escrita simultaneamente esperto, sério mas divertido.

O formato do site baseia-se numa fusão entre um blog colectivo e um conjunto de reportagens soltas. Mas desengane-se quem espera encontrar simples críticas de jogos. Não, aqui este tradicional género jornalístico é desmontado e desobstruído, ficando uma análise dos jogos e da própria indústria que está na sua base enquanto fenómenos culturais.

Para demonstrar o vasto leque de assuntos que são abordados no Gamegirl
Advance, podemos referir a lista das categorias de temas em que se encontra dividido, que abrange desde o mundo académico, à arte e ao negócio por detrás da indústria, até aos filmes, política, sociedade, tecnologia, teoria, tendências, lançamentos futuros, passando pelas diferenças de comportamento entre os jogadores de diferentes sexos.




Sites de dias anteriores:

24/04/2003

Tudo sobre comércio electrónico

A Direcção-geral da secção de Empresas e Sociedade de Informação da Comissão Europeia criou um novo portal de Internet sobre comércio electrónico destinado a fomentar este tipo de negócio junto das pequenas e médias empresas da União Europeia.

23/04/2003

Outra forma de inteligência artificial

Adoptando uma outra perspectiva de inteligência artificial, os swarm-bots
são o centro de um projecto comunitário para o desenvolvimento de robôs móveis que combinam o modelo do formigueiro ou de enxame com capacidade de auto-reconfiguração.

22/04/2003

Tentações da fotografia digital
Um corte aqui, uma sobreposição ali e uma limpeza acolá podem transformar qualquer inocente fotografia numa poderosa distorção da realidade. As ferramentas existem e podem ser usadas, como aconteceu na fotografia analisada neste site.

21/04/2003

A televisão pirata da Web

Notícias e documentários sobre activismo, entrevistas e muita música electrónica são os ingredientes da Piratetv.net, uma estação televisiva para a Web a emitir a partir de Londres para todo o mundo criada pelos membros do grupo Coldcut.

20/04/2003

O campeonato dos ícones

É já amanhã que se vai ficar a saber qual dos mestres do design foi eleito pelos visitantes do site Iconfactory como tendo concebido os melhores ícones para desktops do ano. Na frente da corrida de duas das três categorias estão "iconistas" brasileiros.

19/04/2003

Jogos de cordas

Simples ou extremamente complicados, os jogos de cordas podem tornar-se um desafio aliciante para todos os que tiverem a paciência e a dedicação para aprender a realizar as figuras propostas neste site.

18/04/2003
Na net com uma Marciana
Já esteve on-line com uma marciana? Pois graças ao site marciana.org tem agora uma oportunidade única. A marciana é a Rita, uma jovem "tudo menos normal" que nos conta, através da Internet, a história da sua (ainda curta) vida.

17/04/2003

Informação sobre tecnologia com origem no Brasil

Chama-se Magnet e fornece conteúdos informativos sobre tecnologia para o mercado brasileiro, numa linguagem acessível mas sem comprometer a qualidade. Entre os assuntos abordados contam-se cibercultura, jogos, Macs, software livre e negócios de TI.

16/04/2003

Programas de apoio em português

O site da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento tem uma área dedicado ao Directório de Programas de Inovação que pode ser uma ajuda preciosa para as entidades que desejam candidatar-se a programas de apoio nacionais e internacionais.

15/04/2003

Honras para o Ministro de Informação do Iraque

Durante três semanas, o Ministro de Informação do Iraque foi a face vísivel do regime, negando com tanta convicção a realidade que levou à criação de um site. Agora está de "licença" administrativa, mas as pérolas da sua comunicação estão na Internet.

14/04/2003

A arte e ciência dos jogos

Fazer jogos para computadores, consolas ou telemóveis é uma arte e uma ciência, advoga o Gamasutra, um portal construído para servir as necessidades da comunidade de programadores de jogos independentes.