Para quem trabalha no mundo da Inteligência Artificial nem sempre é fácil encontrar os datasets necessários para criar um modelo de machine learning. Em muitos dos casos, os especialistas têm de recolher dados, selecionar os fragmentos mais importantes e processa-los adequadamente, tudo isto antes de poder começar a desenvolver o modelo pretendido.

Para evitar que o processo se torne desnecessariamente complicado e demorado, a Bitfrost disponibiliza quase 2 mil datasets open-source gratuitos prontos a utilizar em projetos de IA.

A plataforma reúne conjuntos de dados recolhidos em websites académicos e repositórios no Github abertos ao público. Nela os vários datasets estão organizados por categorias: desde conjuntos com dados geoespaciais a modelos em 3D, passando ainda por representações humanas ou animais.

Para ajudar os data scientists, programadores ou engenheiros a encontrar informações específicas, o website dispõe de uma funcionalidade de pesquisa avançada, onde podem procurar por tipo de dataset, tarefa ou por número de imagens necessárias.

O projeto da Bitfrost está em constante desenvolvimento e, à medida que a tecnologia avança, a startup adicionará mais datasets e novas funcionalidades. Na “calha” estão, por exemplo, a possibilidade de partilhar conjuntos de dados que tenha criado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.