Chama-se Forest Listeners e é uma nova experiência online desenvolvida pelo Google Arts & Culture em parceria com a Google DeepMind e a organização WildMon. Através dela é possível ajudar cientistas a proteger a biodiversidade das florestas tropicais brasileiras.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Como explica a Google, é possível avaliar a “saúde” de uma floresta ao ouvir a diversidade de sons e padrões de comportamento animal. No entanto, para os cientistas, analisar milhares de horas de gravações é um desafio.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
A IA pode ajudar neste campo, mas há uma falta de dados de treino para modelos de áudio dedicados a muitas espécies importantes, incluindo nas florestas brasileiras. Com a Forest Listeners pessoas de todo o mundo podem fazer parte dos esforços de conservação.
Veja o vídeo
Nesta experiência, que leva os utilizadores para uma floresta virtual inspirada nos ecossistemas tropicais brasileiros, poderá ouvir excertos de áudio captados no terreno e identificar se pertencem ou não a determinadas espécies. o todo, a experiência foi construída com base em mais de 1,2 milhões de gravações captadas em florestas tropicais brasileiras.
Cada resposta dada contribui para o treino do Perch, um modelo de IA desenvolvido pela Google DeepMind que permite identificar espécies pelos sons que produzem, ajudando também a refinar uma nova ferramenta Open Source feita especialmente para cientistas.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários