A China e os Estados Unidos são os países que mais estão a investir na computação e tecnologia quântica, criando alicerces para computadores tão rápidos que podem colocar em causa os sistemas de encriptação das máquinas atuais. Diversas entidades encontram-se a investigar a tecnologia que vai permitir processar dados muito rapidamente, com menos custo energético.

Neste website pode ver uma “assustadora” imagem tridimensional, captada na China com uma máquina suportada por tecnologia quântica. Segundo a descrição, a imagem foi captada com uma qualidade de 24,9 mil milhões de pixéis, e embora seja impossível ter a certeza de que tenha mais ou menos pixel de qualidade, é capaz de deixar qualquer utilizador de boca aberta.

Faça o teste: quando entra na página afaste por completo a câmara de zoom, para uma panorâmica geral deste local urbano. Depois “brinque” ao “Onde está o Wally”, aproximando a câmara até ao solo. É fantástico a capacidade da imagem mostrar os ínfimos pormenores das pessoas a passearem nas ruas ou observar cada janela dos edifícios, com grande detalhe.

Deixamos aqui três desafios para encontrar: um veículo Volkswagen com matrícula F 5935W; dois camiões de cor laranja na Disney Store; e o edifício da China Merchants Bank. Divirta-se a procurar “coisas” na imagem.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.