A sexta edição do programa Free Electrons vai destacar as startups, a nível mundial, que ofereçam soluções para a transição energética. As vencedoras vão ter a oportunidade de trabalharem com algumas das maiores empresas do sector elétrico, incluindo a portuguesa EDP. As inscrições estão abertas até ao dia 18 de abril e podem ser feitas no website do programa.

O programa está aberto a startups com soluções ou produtos que possam ter impacto em áreas como as energias renováveis, redes inteligentes, gestão de energia, mobilidade sustentável, armazenamento de energia, flexibilidade, hidrogénio verde ou aplicações de descarbonização. Serão dadas prioridade às tecnológicas que utilizem inteligência artificial, software avançado, IoT, blockchain, robótica de automação, cibersegurança, AR/VR e impressão 3D/4D.

tek site do dia Free Electrons

A EDP afirma que para si, este tipo de inovação aberta e colaborativa com os diferentes agentes do sector é uma prioridade para se conseguir desenvolver tecnologias e soluções para dar resposta urgente à transição energética. Os candidatos escolhidos vão ter acesso às diferentes unidades de negócio da EDP, presente em 28 mercados, incluindo equipas especializadas que vão ajudar a testar as suas soluções.

Em cinco anos, a EDP investiu mais de 37 milhões de euros em projetos-piloto, investimentos e negócios. Para a edição deste ano, os módulos de trabalho entre as startups escolhidas vão voltar ao formato presencial. A final será organizada pela EDP em outubro em São Paulo, no Brasil.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.