A pergunta que a Google faz é muito simples: “E se pudesse ouvir as cores?” Através do Google Arts & Culture pode aceder à experiência Play a Kandinsky, nomeada a partir da teoria do pioneiro de arte abstrata Vassily Kandinsky e procurar interpretar aquilo que estaria a ouvir durante a pintura do quadro Yellow Red Blue de 1925.

Vassily Kandinsky acreditava que as cores e formas poderiam mexer com as emoções da nossa alma. Por isso, a experiência Synesthesia, simulada através de machine learning, procura transportar os utilizadores para a mente do artista e sentir a sua interpretação das cores em sons com base na sua obra.

tek site do dia

Por exemplo, o amarelo, para si, soava como um trompete e estava associado à emoção do atrevimento. Já o vermelho era ouvido como um violino, representando a emoção de inquietação. O azul era interpretado como um órgão e associado ao celestial.

Com estas “regras” em mente, o famoso quadro transforma-se numa espécie de orquestra, em que pode ativar e combinar sons. O resultado da experiência é um cocktail de sons que certamente o vai transportar para pensamentos, sobretudo se utilizar um headset. Pode inclusive adicionar alguns elementos repercussão através dos símbolos espalhados pelo quadro.