“Desde o Big Bang até 2015”, é assim que o Histography se apresenta, como uma cronologia interativa com documentos históricos ao longo de 14 mil milhões de anos de eventos. O projeto utiliza a Wikipedia como base de dados, onde retira as informações, agrupando-as depois em pequenos pontinhos que representam os pontos com histórias.

A navegação é extremamente rápida e intuitiva, sobretudo se desejar saltar entre artigos aleatoriamente como passatempo. É possível alternar entre anos, décadas ou mesmo milhões de anos com um simples arrastar do rato. Cada evento dá acesso à respetiva entrada na Wikipedia ou a um vídeo, quando disponível.

Ao escolher um evento, o sistema salienta outros pontos com correspondências relacionadas. De outra forma, pode ainda escolher temas, como literatura, guerras, arte, e muitos outros tópicos, onde é feita uma “limpeza” dos pontos da cronologia destacando o que desejou filtrar.

Por fim, pode optar por outro modo de navegação pelo site, escolhendo artigos que foram curados pela equipa do projeto, no campo “Editorial Stories”. O botão “Feeling Lucky” funciona como uma roleta, selecionando um artigo aleatório para ler.

Divirta-se a explorar a Wikipedia de uma forma diferente, acedendo à página do Histography. Experimente navegar com o som ligado para uma experiência mais imersiva.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.