O Internet Archive é bem conhecido por ser uma autêntica “cápsula do tempo” com centenas de páginas web, filmes, livros, música e software antigos. Em tempos de pandemia, são muitas as pessoas que agora se veem obrigadas a passar mais tempo em casa. Para ajudar quem está a estudar ou a trabalhar remotamente, o website abriu a National Emergency Library.

De acordo com a equipa que gere a plataforma, a decisão surgiu após receberem vários pedidos de professores acerca dos tempos de espera de requisição dos livros. Anteriormente, para poder aceder a um dos livros da coleção do Internet Archive, o utilizador tinha de ficar, na vasta maioria dos casos, numa extensa lista de espera.

Agora, é possível pedir emprestada qualquer uma das obras durante 14 dias sem ter de esperar. Assim, a National Emergency Library cumpre um dos objetivos principais do Internet Archive: ser facilmente acessível a todos os utilizadores à volta do mundo.

Além de disponibilizar o acesso a mais de um milhão de livros da coleção da biblioteca virtual de emergência conte com mais de um milhão de livros gratuitos, o Internet Archive tem 2,5 milhões de livros gratuitos que fazem parte do domínio público. Para aceder a estas obras, o utilizador não tem de estar em lista de espera e pode também fazer o seu download.

Os utilizadores podem aceder à extensa coleção da National Emergency Library sem tempos de espera até 30 de junho, ou até o fim do Estado de Emergência nos Estados Unidos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.