O colecionismo costuma ser um passatempo físico, embora socialmente rico graças aos encontros entre pessoas que partilham o mesmo gosto para trocas e vendas. As novas tecnologias digitais conseguem aproximar ainda mais os amantes da atividade ao permitir criar comunidades online para discussões dos assuntos relacionados e marcação de locais de encontro.

É a pensar na comunidade que a Panini continua a introduzir novidades nas suas coleções. Vão longe os tempos em que tinha de preencher uma ficha com os dados e os cromos em falta para enviar pelo correio, agora pode pedir online no respetivo site oficial. Mas a empresa italiana pretende oferecer uma experiência totalmente distinta aos seus utilizadores que colecionem os cromos oficiais do 2018 FIFA World Cup Russia.

Há toda uma simbiose entre a componente física do colecionismo com a versão digital da caderneta de cromos. É possível colecionar apenas os jogadores do mundial em versão digital, bastando fazer um registo no site dedicado. Todos os dias a Panini oferece uma carteira de cromos digitais que pode depois “colá-los” na caderneta. Tal como na realidade, caso saia algum repetido pode submetê-los para troca com amigos também registados.

Embora a versão digital seja mais simplificada que a física, é um incentivo divertido ao colecionismo. Pode ainda fazer scan aos códigos QR presentes nos cromos e desbloquear novas figuras virtuais. Se preferir, para além do site, pode optar por colecionar os cromos digitais através da respetiva aplicação, disponível para iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.