http://imgs.sapo.pt/gfx/210958.gif
O Bookcrossing pretende "incentivar as pessoas a deixarem os seus livros em cafés, lojas, salas de espera ou qualquer outro local por onde passem", explica Ron Hornbaker, o pai da ideia. Este dono de uma empresa de software diz que quer "fazer do mundo uma biblioteca" e foi isso que o levou a criar esta comunidade de leitura.
Ron Hornbaker tinha o desejo de criar algo único através da sua profissão. Da observação de alguns sites de trocas, pensou que esse poderia ser o seu caminho para criar algo verdadeiramente inovador. Decidido o objectivo do site, faltava-lhe apenas perceber o que iria sugerir que fosse trocado. Rapidamente chegou aos livros e pouco tempo depois já tratava do desenho e registo de domínio do site. A ideia surgiu em Março e no dia 17 do mês seguinte o Bookcrossing estava no ar.
Um lançamento discreto fez com que os primeiros meses de vida do Bookcrossing fossem calmos, com uma média de trocas de cerca de 100 livros por mês. Alguns programas de televisão depois o site ganhou fama. Hoje recebe um média de 350 novos registos por dia e conta com cerca de 25 milhões de page views mensais. Os próprios responsáveis garantem que foram surpreendidos pelo sucesso da ideia "de dar liberdade aos livros" - como descreve uma das utilizadoras - já com 151,301 membros e 511,387 livros registados.
Para os interessados em entrar nesta comunidade virtual é apenas necessário fazer um registo, descrevendo o que se tem para trocar ou simplesmente "indo à caça" de um livro. A oferta espalha-se por todo o mundo e pode encontrar-se todo o tipo de livros. Muitos portugueses já aderiram à ideia, com 140 livros prontos a trocar.
Sites de dias anteriores:
21/08/2003
Pesquisa open-source
O Nutch é ainda um projecto, mas espera concretizar num futuro próximo o objectivo de desafiar um cenário de monopólio na área de pesquisa na Internet. Por agora procura colaboradores ou donativos para pôr a ideia em funcionamento.
20/08/2003
Sites "mortos"
Contrariando a normal tendência de mostrar sempre os sites mais recentes e frequentemente actualizados, no ghostsites mantém-se o registo dos sites que fecharam, deixando de alterar os seus conteúdos, entre 1998 e 2003.
19/08/2003
Lendas urbanas bem organizadas
Tal como seria de esperar, as Lendas Urbanas aparecem bem arrumadas por temas no Urban Legends Reference Pages, um site que reúne todo o tipo de referências sobre os mitos e boatos que rodeiam alguns temas, repondo a verdade sobre estas histórias.
18/08/2003
Morfologia digital de pormenor
O Digital Morphology apresenta visualizações a duas e a três dimensões de espécies existentes e extintas, fazendo-nos embarcar numa viagem única até à estrutura interna de alguns dos representantes da biologia terrestre, vertebrados e invertebrados.
17/08/2003
A verdadeira american woman
Conheça as mulheres que ajudaram a construir a história dos Estados Unidos da América através desta exposição online da Library of Congress que compreende manuscritos, gravações áudio e fotografias, entre outros itens digitalizados.
16/08/2003
A Bíblia de Gutenberg online
Adquirida em 1978, a cópia do primeiro livro impresso com caracteres móveis é um dos grandes tesouros do Ransom Center que por isso decidiu submetê-la a um processo de digitalização, estando agora pormenorizadamente acessível através da Internet.
15/08/2003
A hora do recreio
Da responsabilidade do governo norte-americano, o Recreation.gov apresenta uma extensa base de dados com informação acerca das áreas e actividades recreativas existentes e promovidas a nível federal naquele país.
14/08/2003
Mundial de Arremesso de Telemóveis
Ainda está a tempo de se inscrever no 4º Campeonato Mundial de Arremesso de Telemóveis, onde as frustrações recalcadas relacionadas com os ditos terminais são resolvidas atirando os mesmos pelo ar, com grande estilo, o mais longe possível.
13/08/2003
Os melhores sites de História
Dedicado a alunos, professores e entusiastas da matéria em geral, o Best of History Web Sites propõe-se, tal como o seu nome indica, a apresentar links para os melhores sites de História, nas diferentes áreas em que o tema se divide.
12/08/2003
Voar virtualmente sobre a Terra
O TerraFly oferece aos internautas a possibilidade de voar virtualmente sobre qualquer parte dos Estados Unidos. É só introduzir o endereço escolhido nas caixas apresentadas na homepage e o sistema mostrará imagens de alta resolução do local.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Nova app Aerodocs promete organizar e proteger documentos no Android -
Site do dia
1in1million.com: Teste a sorte no pedra-papel-tesoura e torne-se uma lenda -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários