Outubro é o Mês Europeu da Cibersegurança e, este ano, a ocasião reveste-se de especial importância uma vez que se assinala o décimo aniversário da iniciativa coordenada pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) com o apoio de centenas de parceiros dos Estados-Membros.

Este ano a iniciativa toma o mote “Choose to be safe online” e, ao longo do mês, há uma série de atividades um pouco por toda a Europa focadas na sensibilização para as ameaças online, com um foco em particular para phishing e ransomware.

Clique nas imagens para mais detalhes 

A promoção de boas práticas de cibersegurança entre todos os cidadãos, sobretudo daqueles cujo trabalho depende de tecnologias e ferramentas digitais, é um dos pontos-chave da iniciativa e, de acordo com a ENISA, a edição deste ano quer também chegar mais perto dos profissionais com idades entre os 40 e 60 anos de todos os setores da economia, em particular das PME.

No website do mês europeu da cibersegurança poderá aceder a uma variedade de conteúdos didáticos sobre as ameaças online, incluindo informação detalhada sobre como as identificar e prevenir, além de quizzes e até um “kit de primeiros socorros”, com indicações úteis sobre quem contactar no caso de ser vítima de um ciberataque.

Veja o vídeo 

Recorde-se que um dos grandes objetivos do Mês Europeu da Cibersegurança passa por reforçar a resiliência dos sistemas e serviços da União Europeia, dando aos cidadãos as ferramentas necessárias para se tornarem autênticas “firewalls humanas”, com vista a uma sociedade mais cibersegura.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.