Os novos equipamentos ainda vão demorar a chegar ao mercado, mas para já é preciso desenvolver software e é aqui que a Microsoft quer envolver a comunidade de desenvolvimento.

Um post publicado no blog de developers mostra as duas fases de optimização para o novo conceito de ecrãs, que passa primeiro por garantir que os sites e aplicações funcionam, mas também por explorar as novas potencialidades.

Para garantir que tudo funciona em condições quando os novos equipamentos chegarem ao mercado a Microsoft acredita que não será preciso mudar código, e que o Windows 10X permitirá aos developers usarem as mesmas ferramentas para a Web, UWP e Win32.

Microsoft Dual Screen desenvolvimento

Mas para explorar todo o potencial dos ecrãs duplos e dobráveis a história já é diferente e a Microsoft quer desenvolver um modelo comum para plataformas e frameworks de desenvolvimento Windows e Android, com APIs específicas para cada SO, que podem ser usadas pelos programadores. Tudo mantendo os standards web.

Para a Microsoft o futuro chama-se Surface Neo e Surface Duo
Para a Microsoft o futuro chama-se Surface Neo e Surface Duo
Ver artigo

Quem quiser começar a trabalhar nesta área pode já entrar em contacto com a equipa de Dual Screen Dev da Microsoft que deverá publicar mais detalhes no início de 2020. Mais informação pode ser encontrada no blog de desenvolvimento da Microsoft.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.