"A nossa esperança é inspirar e criar suporte para formular e implementar medidas de mitigação de risco que podemos tomar para garantir um futuro positivo no advento da AGI (Artificial General Intelligence )", explicam os criadores da instalação artística.
No site do Misalignment Museum explica-se que o desenvolvimento da Inteligência Artificial acelerou de forma dramática o avanço científico e tecnológico que isso está a levar a humanidade para um futuro não familiar. "Como sociedade, estamos cada vez mais dependentes da interface com as máquinas para operar e tomar decisões que afetam a vida das pessoas (por exemplo, tomada de decisão auxiliada por computador em saúde, justiça criminal, empréstimos)", refere o site.
Se a tecnologia não for desenvolvida em sintonia com os valores humanos e a capacidade de análise, o advento da Inteligência Artificial Geral (que pode entender ou aprender as mesmas tarefas intelectuais que os humanos) pode destabilizar a civilização e até levar à destruição da humanidade, avisa-se na página. Ao mesmo tempo, a nota admite que também tem um potencil enorme para melhorar as condições de vida e fazer evoluir a civilização.
No convite explica-se que a exposição inclui trabalhos de arte educativos e para provocar o pensamento. muitos criados por tecnologia de Inteligência Artificial, sendo que alguns são divertidos, outros aterradores, e alguns nem uma coisa nem outra, ou ambas.
Pode ver a página do Misalignment Museum online mas nenhuma das instalações tem fotografias, pelo menos para já.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários