http://imgs.sapo.pt/gfx/123603.gif

Nunca é demais referir os bons sites com conteúdos em português, visitados e revisitados na Internet, e por isso o de hoje é um "velho conhecido" que esta semana foi bastante referido no Gildot. Trata-se do Arquivo de Música de Língua Portuguesa, onde todos - ou quase - os que procuram alguma letra, desde músicas recentes a canções infantis, encontram o que procuram.



Este sítio foi criado por José João Dias Almeida, estudioso do processamento de linguagem natural, Unix, Linux e Música. Contando com a colaboração de vários entusiastas foram sendo recolhidas letras de canções e alguns acordes de viola, transformando este site num impressionante repositório.



Zeca Afonso, Trovante, Elis Regina, Sérgio Godinho e outros conhecidos autores de língua portuguesa aparecem a par com canções tradicionais, que todos já cantarolámos. A pesquisa pode ser feita por nome da canção, autor e cantor, mas também por palavras dentro da letra.



Como é véspera do dia da mãe, experimente procurar por esta palavra e faça uma surpresa à sua progenitora, desde que tenha uma voz minimamente afinada, claro...





Sites de dias anteriores:



03/05/2002

Computadores de outrora

Através deste site de homenagem a hardware já "desaparecido em combate", os internautas poderão ter uma melhor percepção do quanto evoluiu o poderio informático nas últimas décadas, além de recordarem velhas máquinas com as quais conviveram.



02/05/2002

Estudos sobre o pensamento político

Alojado no site do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, o Centro de Estudos do Pensamento Político é uma das melhores fontes informativas sobre esta área, servindo quer aos investigadores quer aos leigos.



01/05/2002

Heróis do asfalto


Dedicado a todos os verdadeiros apaixonados pelo Todo-terreno, o site de hoje é especialmente para quem quer experimentar este desporto mas não sabe como, ou quer conduzir na lama mas não sabe como sair de lá. O conselho é não se armar em campeão.




30/04/2002
A cultura da net e os novos média analisados por futuros jornalistas
Futuros profissionais da comunicação social, os alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Nova Iorque, escrevem como se já tivessem vários anos de experiência reportagens sobre a cultura da net, novos média e jornalismo online.


29/04/2002
Um caso prático de e-voting
O voto electrónico vai ser testado em breve na Inglaterra. Se considera que este método representa o futuro ou, se por outro lado, não está muito confiante no mesmo, nada melhor do que acompanhar um caso real onde se irá testar esta prática.



28/04/2002
Rede de organizações europeias sobre novos média
Neste site estão registadas quase uma centena e meia de entidades europeias que utilizam de uma forma criativa e inteligente as novas tecnologias para, através de media participativos, contribuírem para a mudança social do velho continente.




27/04/2002
Pontuação às bandeiras nacionais
O criador deste site concluiu que as bandeiras nacionais têm diferenças de qualidade e decidiu atribuir-lhes pontuações de A a D, avaliando ironicamente a escolha das cores e o layout das mesmas. A bandeira portuguesa parece não ter agradado...



26/04/2002

Literatura alternativa em eBook
O eBook é um formato que ainda tem muito para "crescer" para que se atinja a aceitação generalizada que se espera há anos. Mas, se é um adepto e procura conteúdos, o Blackmask é um dos sítios onde abunda a variedade de escolha.




25/04/2002

Comunidade underportugal.com
Apresenta-se como a melhor agenda de concertos na Net e é muito provável que o seja. Informação sobre os meandros da música a nível nacional é coisa que não falta nas páginas deste "movimentado" site de fundo escuro.




24/04/2002

Filmes open-source


São cerca de mil filmes realizados nos Estados Unidos entre os primórdios do cinema, no início do século XX, e finais dos anos 60, que abarcam temas como a vida quotidiana, a cultura, a indústria e as instituições daquela nação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.