Está disponível um novo site que permite agendar a realização de testes rápidos à COVID-19 em 62 locais em todo o país. A partir do www.covidtesterapido.pt também é possível fazer marcações ao domicílio e para empresas.
O projeto assenta na ligação em rede com uma série de entidades certificadas, o que possibilita a disponibilização de informação sobre o teste rápido antigénio, aprovado pelo INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e pela Direção-Geral da Saúde, assim como dos locais onde podem ser realizados.
O teste antigénio é nasofaríngeo (com recurso a zaragatoa) e serve para controlo regular e confirmação de casos suspeitos. Realiza-se em cerca de 2-3 minutos e os resultados são apresentados em 15 minutos, sendo enviado um relatório médico a todos os casos positivos.
Com o novo site, o objetivo passa por sistematizar informação de modo a facilitar e a democratizar o acesso à marcação de testes rápidos, sublinham os criadores.
“Em função da minha atividade enquanto treinador de rugby, tive a oportunidade de tomar conhecimento e contacto com este tipo de testes desde cedo. Em conversa com a minha mulher, que é médica e fundadora deste projeto, sempre falamos no papel importante que os testes rápidos de antigénio poderiam ter, sendo uma forma muito eficaz de ajudar ao controlo de pandemia. O problema assentava em dois pontos: a falta de informação sobre estes testes e a falta de acesso”, refere João Monteiro, autor da iniciativa, numa nota enviada às redações. “Com este site pretendemos informar mais as pessoas e liberalizar o acesso aos testes”, acrescenta.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários