O site Observar substitui o MeteoGlobal e está aberto para partilha de informação por parte dos utilizadores, com fotografias e registo de fenómenos meteorológicos. É quase um Instagram das condições do tempo, podendo replicar alguns relatos que já aparecem muitas vezes nas redes sociais, como foi exemplo a queda de granizo esta semana em Lisboa.

Há um formulário a preencher com a informação, localização no mapa, fotos e indicação de existência de vítimas ou danos, que deve ser submetido para referência do fenómeno observado.

Os eventos mais extraordinários serão depois analisados pelos meteorologistas do IPMA que podem divulgar as conclusões aos utilizadores e a explicação científica dos acontecimentos.

No site há já bastantes registos de observações de voluntários mas os mais curiosos podem ainda verificar o registo de estações meteorológicas.

Vale a pena ainda verificar as FAQ que embora sejam curtas permitem conhecer melhor alguns fenómenos e até saber a diferença entre um diabo de poeira (dust devil) e um tornado.

tek site observar ipma

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.