
O site Observar substitui o MeteoGlobal e está aberto para partilha de informação por parte dos utilizadores, com fotografias e registo de fenómenos meteorológicos. É quase um Instagram das condições do tempo, podendo replicar alguns relatos que já aparecem muitas vezes nas redes sociais, como foi exemplo a queda de granizo esta semana em Lisboa.
Há um formulário a preencher com a informação, localização no mapa, fotos e indicação de existência de vítimas ou danos, que deve ser submetido para referência do fenómeno observado.
Os eventos mais extraordinários serão depois analisados pelos meteorologistas do IPMA que podem divulgar as conclusões aos utilizadores e a explicação científica dos acontecimentos.
No site há já bastantes registos de observações de voluntários mas os mais curiosos podem ainda verificar o registo de estações meteorológicas.
Vale a pena ainda verificar as FAQ que embora sejam curtas permitem conhecer melhor alguns fenómenos e até saber a diferença entre um diabo de poeira (dust devil) e um tornado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários