http://imgs.sapo.pt/gfx/112059.gif

Caso frequente ou já frequentou um curso superior de comunicação, sociologia ou filosofia, certamente que já ouviu falar de nomes como Erving Goffman, Theodor Adorno, Michel Foucault ou Anthony Giddens. Todos eles autores reputados no campo da teoria, e sobretudo, da teoria crítica, escreveram obras indecifráveis para o leitor mais incauto, estendendo-se por centenas de páginas.



Contudo, por trás dessa aparente "densidade" escondem-se muitas vezes ideias válidas, que ajudam a compreender melhor as complexidades do mundo actual e, sobretudo, que podem ser aplicáveis na prática, na vida quotidiano. Dave Gauntlett, professor de Comunicação na Universidade Leeds, sabe muito bem disso.



Assim, meteu as mãos à obra e começou a criar um conjunto de cartas de jogar tipo Magic: The Gathering ou Pokémon, contendo a imagem de cada personagem, um resumo de 63 palavras sobre as suas ideias principais, uma brevíssima lista de pontos fortes e fracos bem como de capacidades especiais. Actualmente, estão disponíveis no seu site 15 cartas referentes a teóricos e conceitos relacionados com teoria social e cultural, género e identidade e estudos sobre media.



As 12 cartas originais e oficiais foram sendo lançadas mensalmente entre 2000 e 2001. O conjunto completo está agora disponível para ser visualizado na Web ou em ficheiros PDF para efectuar o download e imprimir os documentos. Em 2001-2002, juntaram-se a este lote mais três cartas "piratas" produzidas por adeptos.



Mas o autor continua a aceitar propostas para a divulgação de outras cartas não-oficiais. No site está ainda disponível um guia que ensina os visitantes a jogarem com os seus "superheróis" preferidos da teoria crítica, em conjunto com amigos ou numa sala de aula.



Esta é, sem dúvida, uma alternativa pedagógica engraçada e descontraída para começar a dar os primeiros passos em assuntos tão complexos mas apaixonantes. E, de facto, as ideias-chave, virtudes e defeitos dos autores estão todas escritas em poucas linhas. Recentemente, também passou a ser possível visualizar as cartas através de um telemóvel WAP.





Sites de dias anteriores:

02/03/2002

Um clube para quem gosta de Mac

Embora sem especificações técnicas que limitem o acesso a utilizadores de PCs Wintel, o iClub é especialmente recomendado a quem usa e gosta da plataforma Macintosh. Mas vale a pena espreitar e pode ser que acabe por se tornar fã...




01/03/2002

Sons e paisagens do continente africano

O programa de estudos africanos da Universidade de Wisconsin-Madison usa a sua enorme base de dados de imagens e sons para demonstrar parte da diversidade e riqueza do continente africano de forma virtual, a partir deste endereço da rede.




28/02/2002

Libertem a Net das imagens
Se é um utilizador convicto da grande rede, mas costuma perder a cabeça com o tempo que os sites levam carregar, então convida-mo-lo a um momento de reflexão durante a visita a uma página contra o "abuso" na utilização de efeitos e imagens na Internet.




27/02/2002

Pensar os novos média
A biblioteca digital do site MediaMente, baseado num programa da estação de televisão italiana RAI, contém milhares de artigos relativos a todas as questões essenciais da era da informação. O site aloja ainda uma publicação semanal sobre tecnologia.




26/02/2002

Viagem a um cérebro adolescente

Fique a par dos últimos avanços no estudo da actividade cerebral durante a adolescência com uma visita ao site sugerido, onde os pais mais desesperados poderão também encontrar conselhos para melhor comprender os seus filhos na chamada "idade-do-armário".




25/02/2002

Os recursos do Outlook


O RsOutlook.com é um site em português que explora a aplicação de correio electrónico Outlook e o servidor Exchange do ponto de vista do utilizador e do próprio gestor de sistemas. Artigos, respostas a questões e notícias são parte do "miolo" do site.



24/02/2002

Uma rádio diferente para todos os dias da vida

São muito poucos os sites da Web que podem ter o orgulho de contar com cerca de 40 mil rádios online, como o Live365.com. Para além disso, este serviço permite que, por uma pequena quantia, os seus assinantes criem uma estação de rádio pessoal.




23/02/2002

Fantasporto: um festival do fantástico

Se adora cinema e até sonha ganhar um Óscar um dia, fica aqui o conselho de visitar o site da edição 2002 de um dos maiores eventos da indústria cinematográfica em Portugal, o Fantasporto, que se encontra alojado no portal Sapo.




22/02/2002

Os Legos "sérios" de um engenheiro inglês

Se este fosse mais um sitio virtual dedicado aos Legos de brincar possivelmente seria remetido para um Site do Dia de fim-de-semana, mas como se auto-intitula "Serious LEGO", a redacção do TeK decidiu apresentá-lo hoje.



21/02/2002

Fenacerci renova site

Ter à disposição na Internet um conjunto de
informações referentes a cidadãos com
necessidades especiais e reunir num site diversa
legislação e outras actualidades sobre o tema é o
objectivo da renovada página Web da Fenacerci.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.