http://imgs.sapo.pt/gfx/238622.gif




Dedicada à descoberta do lado menos visível do Universo, a astronomia por infra-vermelhos detecta ondas de luz, imperceptíveis a olho nu, que podem conduzir a informação preciosa sobre temas tão variados como os primórdios do Universo, os planetas extra-solares ou os segredos da via-láctea.




Desenvolvido em parceria com a NASA, o Cool Cosmos é um lugar para mostrar online os mais recentes avanços e descobertas na área da astronomia proporcionadas pela observação de infra-vermelhos. Mas é também um espaço onde se explica a ciência e os seus benefícios em diferentes aspectos das nossas vidas.




Entre as várias experiências montadas pela equipa do Cool Cosmos está o "Zoo por infra-vermelhos" em que os animais são vistos a partir de uma câmara que detecta o calor irradiado pelos corpos, e onde se distinguem claramente os animais de sangue quente e os de sangue frio.





Sites de dias anteriores:

05/04/2004

Sons de recurso

Promovido como uma forma de reforçar o “álibi”, o SoundCover é uma aplicação para telemóveis que adiciona ruídos de fundo à comunicação de voz, simulando sons que reforçam as supostas mentiras dos utilizadores.

04/04/2004

Tempo de solidariedade

A Bolsa de Voluntários procura interessados em integrar projectos de cariz social que envolvam quem precisa e quem quer dar. O movimento é recente em Portugal mas pretende fazer a ponte entre instituições e pessoas com carências e os cidadãos solidários.

03/04/2004
Puro malte escocês

São mais de 200 as páginas Web que formam este site (seriamente) dedicado aos factos e ficção do whisky escocês, entre guias para principiantes, informação acerca das diferentes destilarias e notas sobre a prova de mais de 2.000 copos de puro malte.

02/04/2004

Os gadgets de antigamente
Não foi há muito tempo que os dispositivos de entretenimento que permitiam ouvir música em qualquer lado se tornaram comuns, mas pelas imagens deste site parece uma eternidade. Visite o Museu do Walkman e verá as "velharias" que encontra.

01/04/2004

Em contagem decrescente

A data de início das competições europeias aproxima-se e a montra da UEFA para todos os adeptos que não puderem visitar Portugal ganha conteúdos e desvenda mais algumas funcionalidades que permitirão a quem está longe acompanhar jogo a jogo.

31/03/2004

Adeptas da tecnologia

Ao olharmos para a área das tecnologias notamos que os homens estão em maioria... por enquanto. A mostrar que as mulheres são suficientemente techie fica a sugestão de um weblog dedicado às informáticas e electrónicas, escrito no feminino.

30/03/2004

Por um mundo sem spam
O projecto Spamhaus pretende listar os maiores spammers em todo o mundo para ajudar os fornecedores de acesso à Internet a bloquear as mensagens de correio electrónico que eles enviam, oferecendo ferramentas de identificação aos ISPs.

29/03/2004

Música partilhada
O P2P demarca-se das polémicas e garante a legalidade de todos os seus conteúdos. Propõe aos seus utilizadores experimentar a partilha de música através de software próprio e discutir no fórum em português ideias sobre o assunto e novidades.

28/03/2004

Os próximos CDs a rodar

Sem fazer diferença entre os vários géneros de música, a vertente online da publicação Ice Magazine dá conhecer uma lista extensiva de todos os CDs lançados a cada terça-feira no mercado norte-americano - como é hábito - com uma semana de avanço.

27/03/2004

Olhar crítico

Um projecto de digitalização do Diário de Lisboa, levado a cabo pelo Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares, esteve na base de uma exposição de imagens e caricaturas que decorre até meados de Abril e que os internautas podem espreitar online.

26/03/2004

Portugal de norte a sul sem fios

O Movimento Wireless português quer criar uma rede nacional wireless, passo a passo e com a colaboração de todos os seus membros, que trocam experiência e conhecimentos no site símbolo do Movimento. O fórum é uma componente obrigatória.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.