http://imgs.sapo.pt/gfx/128572.gif


São cada vez mais os investigadores e professores universitários vindos do campo dos estudos culturais e sobre cinema, de literatura e dos media que dedicam o seu trabalho à análise dos jogos vídeo e de computadores numa perspectiva séria, neutral e descomprometida, de modo a reconhecer os benefícios e fraquezas deste género narrativo.



Ao contrário do que acontecia até agora, em que quando se falava de jogos nas universidades e publicações académicas era para dizer mal, alcunhando-os de "incitadores à violência", "agentes de disformidade do conceito de realidade nas crianças", "maus exemplos de educação", o jornal universitário Game Studies oferece uma visão diferente e alternativa do universo virtual e fantástico dos jogos. Um dos pontos fortes, se não mesmo o maior, desta publicação é que pode servir como um factor desculpabilizador para os jogadores adultos mais inveterados: afinal, os jogos até podem ser cultura, não são uma mera perda de tempo. Mas é claro que o conteúdo de Black & White não é o mesmo que Grand Theft Auto III...



Com o primeiro número publicado recentemente, esta publicação pretende lançar três a quatro edições por ano, com artigos que abordam os aspectos culturais, estéticos e comunicativos deste tipo de software tão desprezado e humilhado. O objectivos dos criadores deste site é contribuir para tornar os Estudos sobre Jogos uma disciplina independente e reconhecida pela comunidade académica. Neste número, pode-se ler um texto dedicado a esclarecer a questão de se os jogos contam ou não histórias, uma crítica da obra-prima The Sims e um ensaio sobre a arte perdida de estudar os jogos.





Sites de dias anteriores:



02/06/2002

O Homem-Aranha está a chegar

O Homem-Aranha está a caminho do cinema. Vinte e um de Junho de 2002 é a data avançada para a chegada do filme tão esperado aos ecrãs portugueses. Enquanto essa data não chega, a Internet é o palco ideal para ir acompanhando a adaptação ao cinema.



01/06/2002

Como criar música com as crianças

No Dia Mundial da Criança aproveite para utilizar todo o potencial da imaginação dos mais pequenos e criar peças de música a partir de desenhos. Poderá surpreender-se com o resultado.



31/05/2002

O top dos livros mais mencionados nos weblogs

Se não conseguiu arranjar o livro da sua vida na Feira do Livro, uma boa solução para quem gosta de ciência e tecnologia é visitar o Weblog Bookwatch, que apresenta as obras mais citadas pela comunidade blogger.



30/05/2002
Navegue na Feira do Livro
Tendo em consideração que a Feira do Livro abriu ontem ao público, aconselhamos uma visita ao site da feira onde poderá obter informações sobre todos os participantes, autores, editoras, livros e outras informações úteis.



29/05/2002
Entretenimento em português
Quem quer saber notícias e novidades sobre a Xbox deve visitar o PTBox, um site português que promete actualizar a informação sobre a nova consola da Microsoft diariamente.




28/05/2002
Os melhores dos melhores da Internet
O site do JetNet é paragem obrigatória para os internautas portugueses que quiserem saber quais os vencedores da edição dos "óscares da Internet" deste ano.



27/05/2002
Os seus direitos na Web inglesa
Recém chegado à Web, o yourrights.org.uk é apresentado como o maior guia online sobre direitos fundamentais do homem no Reino Unido e conta com a experiência do grupo Liberty, responsável pela sua criação e manutenção.




26/05/2002

O conhecimento como uma teia
Baseando-se na premissa de que o pensamento humano é associativo, isto é funciona pela associação de ideias, o site K-Web pretende expôr à luz da grande rede as relações históricas entre todo o conhecimento, através de nós de dados ligados por relações.



25/05/2002

Cannes, capital europeia do cinema
Numa altura em que o evento mais reputado da indústria cinematográfica europeia está a quase a terminar, sugerimos que visite o site oficial do festival de Cannes que disponibiliza ao grande público e profissionais toda a informação sobre o acontecimento.



24/05/2002

Certificação de competências

A Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos está a promover a certificação das competências adquiridas ao longo da vida profissional. No site oficial deste organismo poderá encontrar toda a informação sobre este processo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.