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Os prémios "Big Brother" já se tornaram um acontecimento importante na agenda de todos os defensores da privacidade e da liberdade de movimentos e expressão na Internet e em geral. Na quarta edição a Privacy International, uma organização de direitos humanos com sede em Londres criada em 1990, distinguiu as entidades e indivíduos que mais se notabilizaram em 2001 pela violação da privacidade.


Ao todo são quatro prémios, atribuídos a indivíduos e entidades governamentais e privadas: o pior funcionário público, a empresa mais evasiva, o projecto mais aterrador e a organização governamental mais abominável, na qual se salientou o Departamento de Educação por ter retirado o anonimato do inquérito de 2002 às escolas públicas e criado um sistema de rastreamento de alunos.



A somar a estes simpáticos galardões foi ainda distinguido com o prémio de "ameaça para toda a vida" o conceito de identificação nacional e partilha de dados entre sectores governamentais e privados. Ainda em formato de proposta, este conceito poderá tomar forma como cartão nacional de identificação no Reino Unidos ou cartão de autorização e constitui na opinião da Privacy International a maior ameaça à privacidade dos cidadãos.



A organização apresenta também prémios de louvor, mas estes distinguindo verdadeiramente os que mais se empenharam na defesa do direito à privacidade, entre os quais se conta o jornal "The Daily Telegraph".




Sites de dias anteriores:



13/03/2002

Manual de primeiros socorros para sites flash

Toda a gente sabe que em mãos pouco cuidadosas um site construído em tecnologia flash pode ser um autêntico desastre em termos de navegabilidade. O sítio Web proposto servirá, com certeza, como fonte de informação para evitar que isso aconteça.

12/03/2002

Brigada combate crime na Net

Atenção aos "cibercriminosos" (ou aspirantes a...) porque a Internet já tem uma brigada anti-crime, com direito a secção dos mais procurados na Net, links para o site do FBI, as últimas sobre o cibercrime e um lugar de apoio à vítima.




11/03/2002

Explorar as teorias da comunicação e dos media

Representar as principais abordagens académicas sobre media e
comunicação é o objectivo do Media and Communications Studies,
constituindo assim um local indicado para quem quer começar a explorar
os conteúdos disponíveis na Web sobre esta área.




10/03/2002

Pintar para aprender a contar
Dentro das histórias protagonizadas pelas personagens da Rua Sésamo existem múltiplos momentos que podem servir para completar a aprendizagem dos mais pequenos. E que tal hoje tentarem pintar números?




09/03/2002

Os piores filmes do século
Gerar listas dos melhores filmes de sempre, é fácil - dizem os responsáveis por este espaço Web - , difícil é gerar uma onde se apresentem os piores filmes. São listas deste género que os internautas vão poder encontrar a partir do The Stinkers.




08/03/2002

O provedor online do leitor

E porque os profissionais da comunicação também se enganam, existem colunas de correcção dos erros publicados. O site Slipup relata as falhas reconhecidas pelas publicações americanas nesses espaços que, na maior parte dos casos, têm reduzida visibilidade.




07/03/2002

Na Net, sem despistes


Depois de ter sido lançado em 1998, o Formula1.com é já uma paragem incontornável para mais de um milhão de fãs do desporto mais veloz do mundo. Se é daqueles que não perde um Grande Prémio então navegue a toda a velocidade em direcção a este site.




06/03/2002

Contributos de democracia

Querendo fomentar uma experiência de "democracia electrónica" foi criada uma página na Internet que pretende promover uma iniciativa cívica de apoio ao Partido Socialista com a recolha de propostas concretas para a governação.




05/03/2002

A vida secreta dos números

Com a ajuda de software, motores de busca e técnicas de estatística os autores deste sitio determinaram a popularidade relativa de cada um dos números entre 0 e um milhão, reunindo informação que reflecte a cultura e organização humana.




04/03/2002

Convergência em consulta pública

Disponível apenas por 60 dias, tendo a contagem decrescente começado a 15 de Fevereiro, a consulta pública no âmbito da Iniciativa Convergência e Regulação está online nos sites do Instituto da Comunicação Social da autoridade reguladora ANACOM.