Quão felizes são os cidadãos em todo o mundo? A resposta está no oitavo Relatório Mundial da Felicidade, documento que avaliou a questão entre 2017 e 2019 em 153 países e que foi partilhado no Dia Mundial da Felicidade, esta sexta-feira. Portugal está na 59.ª posição, numa lista da Sustainable Development Solutions Network liderada pela Finlândia, subindo assim sete lugares em relação ao relatório divulgado no ano passado.

Num ano em que o documento se foca sobretudo no ambiente social, urbano e natural, o relatório garante que são os finlandeses os que se sentem mais felizes, depois desse "feito" já ter acontecido nos documentos publicados em 2018 e 2019. No top três encontram-se ainda a Dinamarca e a Suiça, com o Afeganistão a ser o país menos feliz dos 153.

Os portugueses encontram-se na primeira metade dos mais felizes, sobretudo graças à perceção do Produto Interno Bruto do país e do apoio social que lhes é concedido. No entanto, a opinião que têm sobre a corrupção em Portugal é um fator que não contribui de forma significativa para a sua felicidade. Mais bem posicionados estão a França, Espanha e Itália nas 23ª, 28ª e 30ª posições, respetivamente.

World Happiness Report

Da edição de 2020 do relatório consta ainda, pela primeira vez, a avaliação do bem estar-subjetivo das cidades. Sem surpresas, Helsínquia, a capital da Finlândia, é a mais feliz. Lisboa encontra-se na 101.ª posição entre 183 lugares.

A nível global, o relatório apresenta algumas conclusões, com uma delas a sugerir que as pessoas que procuram viver em meios rurais terão tendência a sentirem-se mais felizes. Ainda assim, independentemente de viver na cidade ou fora dela, quem vive num contexto social marcado pela integração, confiança e empatia tem uma maior probabilidade de ser mais feliz.

"Nota-se, neste casos, uma maior resiliência, uma vez que a confiança partilhada diminui o fardo das dificuldades e, consequentemente, a desigualdade do bem-estar", explica John Helliwell, membro da equipa que desenvolveu o relatório.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.