http://imgs.sapo.pt/gfx/149223.gif
Preciosos de mais para serem tocados por qualquer mão e ainda menos pelos muito curiosos por estas relíquias, os Tesouros da British Library podem e devem ser visitados vezes sem conta na Internet. Entre eles contam-se uma Bíblia de Gutenberg, o bloco de notas de Da Vinci, a Magna Carta e ainda ricos exemplares de outros textos religiosos.




Algumas das principais obras da colecção da Biblioteca nacional britânica estão acessíveis em formato digital através da utilização de uma tecnologia chamada Turning the Pages. Como o nome indica esta permite que os cibernautas folheiem virtualmente os livros da biblioteca ao mesmo tempo que podem escutar comentários sobre as obras.




Use e abuse das diferentes ligações para outras áreas do site e vai ver que vale a pena. É que, pelo menos neste caso, as visitas virtuais podem ser mais completas do que as reais, já que algumas obras só estão "expostas" na Internet.

Sites de dias anteriores:

20/09/2002
A crónica da música alternativa
O Pitchfork é uma publicação online sempre atenta ao que há de novo e bom na música alternativa de raíz anglosaxónica. Aqui não há concessões ao comercialismo e vedetismo, pois o que conta acima de tudo é a integridade artística com suor e lágrimas.

19/09/2002
A criação e crescimento do Linux em documentário
Revolution OS constitui a crónica audiovisual da história do Linux e do software livre para o qual serviu de base. No site deste documentário, podem-se encontrar imagens retiradas do filme, críticas na comunicação social e um link para excertos.

18/09/2002
Transparência política online
No âmbito da preparação para as próximas eleições de 6 de Outubro no Brasil, o portal UOL disponibilizou a todos os seus utilizadores uma base de dados com perto de 7 mil registos que incluem as declarações de rendimentos dos políticos.

17/09/2002

Uma cidade onde se vive cada vez menos
Lisboa Abandonada é um site que, graças a um extenso registo fotográfico contando com várias colaborações, representa a crónica da progressiva desertificação da capital de Portugal. Aqui se mostram alguns dos cinco mil prédios lisboetas abandonados.

16/09/2002
Regresso às aulas

Concebido por uma professora do primeiro ciclo, este site pretende ser uma ajuda para professores e pais, e ainda uma fonte de entretenimento e conhecimento para as crianças. Entre as diversas informações constam alguns conselhos para o regresso às aulas.

15/09/2002
Histórias e anedotas sobre utilizadores de computadores
Já todos ouvimos a história do utilizador de computador que dobrou ao meio uma disquete de 5 1/4 para caber numa drive de 3 1/4, ou da loura que usou corrector no ecrã. Neste site são apresentadas mais algumas histórias e anedotas do género.

14/09/2002
Nariz de cão nunca conheceu o verão
Grandes, pequenos, pontiagudos, gordos, pretos, rosa ou castanhos. Fotos de narizes de cão de ângulos nunca antes vistos e de variadas raças à escolha. Tal como os responsáveis do site dizem, "frios, molhados e prontos para cheirarem".

13/09/2002
O museu dos relógios de pulso estranhos
O Pocket Calculator Show presta mais uma vez homenagem a uma daquelas tecnologias que em determinada altura teve êxito, mas que acabou por cair em desuso. Na exposição sugerida os internautas são convidados a assistir a um "desfile" de relógios LCD.

12/09/2002
Links para informação académica
Não deixe que o design pouco ambicioso o afaste deste portal, valioso recurso para todos aqueles (estudantes, professores, investigadores ou simplesmente interessados) que procuram informação sobre temas que vão desde a arquitectura à medicina.

11/09/2002
Recordar o 11 de Setembro
Depois da tragédia de há um ano atrás nas Torre Gémeas de Nova Iorque e no Pentágono, centenas de sites (senão milhares), fizeram a memória deste acontecimento na Internet. O que lhe propomos recolheu as imagens das páginas dos principais sites noticiosos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.