http://imgs.sapo.pt/gfx/202220.gif

Começou por ser uma mera lista de discussão em português do Brasil composta por pessoas comprometidas, dispostas a contribuírem com os seus conhecimentos em iniciativas colectivas e descentralizadas, marcada por um cariz aberto e influenciada pelos conceitos de software livre e dos códigos abertos. Aos poucos, o Projecto MetáFora foi assumindo os contornos de um esforço sério e com provas dadas. Tudo isto, segundo os seus responsáveis, graças a um esforço colaborativo de troca de informação e construção de conhecimento, tirando partido das potencialidades da Internet.

O ritmo de difusão das mensagens aumentou, assim como o número de participantes, desejosos de participarem com contribuições valiosas num processo interactivo, descentralizado, livre e aberto, concretizando assim na prática as ideias que filósofos como Pierre Lévy, através do seu conceito de inteligência colectiva, introduziram em abstracto nos primórdios do ciberespaço. Tentou-se a partir daí impulsionar a inclusão digital e o uso efectivo das ferramentas de publicação pessoal como os blogs e os wikis, através de acções junto das comunidades locais.

O primeiro resultado concreto do MetáFora foi o projecto Blogchalking, inventado por Daniel Pádua, que recorre a metatags contendo informações geográficas e demográficas sobre bloggers que se tornou num esforço comunitário que se desenvolveu a partir de debates na lista de discussão, com vista a programar colectivamente motores de busca e permitir pesquisas de bloggers por região idade, sexo e quantidade de horas online.

Entre outras iniciativas desenvolvidas por este colectivo até agora contam-se o MetaLicença — para dar resposta à produção de conteúdos nacionais e locais; MetaForaComunidades — com vista ao estabelecimento de comunidades online interconectadas para fomentar a inclusão digital e a utilização de TIs; e a MetaReciclagem — que visa a reciclagem de computadores pessoais e a instalação de software livre, reforçando em simultâneo a inclusão digital das populações mais carenciadas através do contacto e utilização de
hardware e software.




Sites de dias anteriores:

23/06/2003

Directório para a acessibilidade
O A-sites reúne numa directoria os websites acessíveis a pessoas com deficiências visuais. Desenvolvido pela britânica National Library for the Blind, este serviço está organizado por assunto como a maioria dos directórios web.

22/06/2003

Diário espanhol da Rede

Primeiro com o nome de Las Noticias [en la ReD] e desde há dois anos com a designação DiarioRed.com, esta é uma das publicações mais afamadas sobre tecnologia em Espanha, contendo informação sobre software livre, cibersociedade e ebusiness.

21/06/2003

Nada saber, tudo questionar

O cepticismo é mais do que um estado de espírito. No Skeptic.com poderá saber mais sobre a filosofia de não tomar nenhum facto como um dado adquirido e, eventualmente, fazer disso um modo de vida.

20/06/2003

A tecnologia de amanhã

O site KurzweilAI.net aborda o crescimento da inteligência biológica e não-biológica, contendo demonstrações de reconhecimento de moldes e inteligência artificial. Fala ainda da revolução tecnológica que dentro de anos se irá dar nos nossos corpos.

19/06/2003

A tecnologia de amanhã

O site KurzweilAI.net aborda o crescimento da inteligência biológica e não-biológica, contendo demonstrações de reconhecimento de moldes e inteligência artificial. Fala ainda da revolução tecnológica que dentro de anos se irá dar nos nossos corpos.

18/06/2003

Conteúdos online

Porque escrever e conceber uma publicação online é diferente dos jornais ou revistas, o papel dos gestores de conteúdos para a Web tem vindo a adquirir importância. Para responder às dúvidas destes novos profissionais existe o ContentPeople.

17/06/2003

Comunidade de desenvolvimento

Para facilitar a comunicação entre programadores e outros técnicos que trabalham com os seus produtos, a Microsoft criou a comunidade MSDN que lhe permite também chegar mais facilmente ao seu público mais especializado.

16/06/2003

Informação para designers e outros profissionais da Web
A List Apart é não só uma revista sobre design para a Web, mas também sobre escrita, navegação, acessibilidade, usabilidade, conteúdos, padrões tecnológicos e tecnologias emergentes para este novo suporte.

15/06/2003

Este não é um site sobre surrealismo

Pegando na deixa de René Magritte podemos afirmar que este não se trata de um site sobre surrealismo para melhor reforçar a ideia de que este portal procura apenas dar a conhecer uma das suas faces, a dos seus principais poetas e pintores.

14/06/2003

Em busca do espírito nerd

Fósforo Verde é ao mesmo tempo um blog colectivo escrito por e para nerds como uma homenagem aos bons velhos tempos em que adolescentes se divertiam a escrever código em Basic para o velhinho ZX Spectrum 48k e a ver filmes e séries de ficção

13/06/2003

Uma Jukebox colectiva

É a noção de contribuição colectiva que está na base do projecto Collective Jukebox, criado para combinar a doação espontânea de faixas de música com a sua utilização pública, independentemente dos limites de espaço e tempo dos artistas envolvidos.