http://imgs.sapo.pt/gfx/126333.gif

Um grupo de juristas e programadores para a Web decidiram criar uma comissão não lucrativa protectora da propriedade intelectual com vista a apoiar artistas, músicos, escritores e cientistas a partilharem os seus trabalhos intelectuais com o público, de uma forma aberta e gratuita.

A Creative Commons disponibiliza, assim, um guia online onde se pode escolher o tipo de licença e as restrições que os autores querem colocar nas suas obras. É-lhe então disponibilizado um logotipo circular específico que pode ser colocado no seu site pessoal com links para a licença.

Para além disso, os criadores do site oferecem ainda uma funcionalidade de busca para os utilizadores que procuram por conteúdos que estão sob o domínio público, isto é, que não estão protegidos pelos direitos de autor. A licença é fornecida através de um formato legível por computador para que possa ser mais facilmente indexada e pesquisável.

Um dos mentores do projecto Creative Commons é o jurista e professor da Universidade de Stanford, Lawrence Lessig. Outros membros do conselho de direcção da iniciativa são James Boyle, professor de direito da propriedade intelectual na Universidade de Dukem, Hal Abelson, professor de informática no Massachusetts Institute of Technology e Eric Saltzman, director executivo do Berkman Center for Internet and Society da Universidade de Harvard.





Sites de dias anteriores:



20/05/2002
Volta ao mundo em webcams
A sugestão de hoje - tendo em consideração que ainda é segunda e os passeios só se programam aos fins-de-semana -, vai levá-lo onde quiser. Por exemplo, pode ir até à Austrália e voltar a tempo do jantar, basta clicar na webcam da sua preferência.



19/05/2002
Na "Terra do Ontem"
Um projecto de três amigos que evoluiu para algo que poderá ser visto como um género de enciclopédia da cultura popular mais recente. E embora dirigido ao "mercado" norte-americano, é muito natural que o resto do mundo se reveja nos exemplos apresentados.




18/05/2002
O código-fonte de Linux em versão radiodifundida via Net
Uma transmissão sonora da leitura computorizada do código utilizado para criar o sistema operativo Linux pode não ser, à primeira vista, a programação mais indicada para estação de rádio online. Mas o número de ouvintes não tem parado de aumentar.




17/05/2002
Ciber Direitos e Ciber Liberdades
A defesa dos direitos e liberdades na Internet é o principal objectivo da organização não lucrativa britânica Cyber-Rights & Cyber-Liberties, um dos principais recursos para quem se quer manter informado sobre estes temas.




16/05/2002

O que fazer para ser um hacker
Esta página pode ser considerada um pequeno livro de instruções para todos os que têm o desejo secreto de se transformar num hacker famoso que consegue entrar nos sites mais bem guardados de toda a Internet. É só preciso estilo e técnica.




15/05/2002

Projecto para um governo electrónico
O site eGovernment Project pede aos seus visitantes que comentem e deixem a
sua própria opinião sobre os diferentes aspectos de um governo electrónico
nos Estados Unidos. As questões ligadas à ciber-segurança são um dos muitos
temas em debate.



14/05/2002

Dinheiro para todos

Pode ser utópico, mas pode também ser a base de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. Tal como existe o software open-source, um grupo de activistas criou o conceito de "dinheiro-aberto", que pode ser usado por qualquer um.



13/05/2002

Ajude a sua empresa a crescer

Para todos os que desejam aventurar-se no mundo empresarial, mas gostam de avançar com precaução hoje deixamos-lhe como sugestão o novo portal empresarial patrocinado pela Comissão Europeia, Gate2Growth.com.




12/05/2002

Mais sobre telemóveis e radiações

Todos andam preocupados com os eventuais perigos causados à saúde humana pelas radiações dos telemóveis e outras antenas de telecomunicações. O Governo americano lançou também na passada semana um site informativo sobre este tema.




11/05/2002

Crítica cinematográfica de poucas palavras

Acha que conseguiria avaliar um filme de duas ou três horas em quatro palavras? Então, prepare-se para tentar, acedendo ao "The four word film review", onde também poderá ver os comentários - originais, ou nem por isso - deixados por outros internautas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.