A alternativa da venda de jogos físicos no retalho são os serviços de distribuição digital, como a gigante Steam, a GoG, a UPlay e outros operadores, incluindo as lojas das próprias consolas domésticas. Depois existem os serviços de games on demand por streaming que podem ser o futuro da indústria, ou pelo menos uma alternativa de acesso às últimas novidades sem a necessidade de ter uma máquina atualizada para processar os jogos, como o GeForce Now e o PlayStation Now.

A Utomik é mais uma alternativa, e aparentemente ambiciosa, para um serviço de assinatura mensal que oferece aos seus utilizadores um catálogo de jogos. Há quem compare o sistema ao Netflix dos videojogos. O serviço distingue-se na oferta de uma assinatura acessível para uma oferta abundante, no qual são adicionados cerca de 30 novos títulos todos os meses.

A oferta da Utomik bebe inspiração no Steam, ao utilizar um software de cliente específico para aceder aos jogos, e toma aos serviços de streaming o modelo de negócio por subscrição. Mas o Utomik insere-se no meio, em que os jogos são instalados no computador dos utilizadores. Isto significa que, fazendo contas, são mais de 830 títulos já disponíveis no serviço, que arrancou oficialmente em maio, do catálogo de editoras como a Warner Bros. Games, Epic Games, Telltale, Sega e Ubisoft, para além da Disney e os seus jogos baseados no universo Star Wars.

Para jogar através do Utomik, terá de subscrever o serviço, instalar o cliente e clicar em “play” no jogo que lhe interessa. A tecnologia da empresa faz disparar a instalação dos primeiros ficheiros iniciais, para que os utilizadores comecem a jogar o quanto antes, enquanto o resto da instalação é feita em segundo plano. Jogos mais pequenos arrancam em menos de 20 segundos de instalação, segundo as informações do serviço.

A Utomik oferece dois planos de assinatura. Se desejar uma conta para apenas um utilizador paga 6,99 euros por mês, sendo os primeiros 14 dias gratuitos para avaliar o serviço, o qual garante o acesso a todo o catálogo. Caso prefira comprar uma subscrição familiar, por 9,99 euros por mês, até quatro utilizadores podem desfrutar da lista de jogos e ainda garantir ferramentas de controlo parental.

Dos jogos mais significantes disponíveis, pode encontrar as séries Batman Arkham, Saints Row, jogos Lego e claro, diversos títulos de Star Wars, para mencionar alguns.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.