Terminaram recentemente os eventos de preparação da Conferência de Alto Nível sobre a Gestão e Sustentabilidade das Atividades Espaciais, que irá contribuir para a discussão do setor espacial na Cimeira do Futuro da Organização das Nações Unidas (ONU).

A urgência de encarar os riscos emergentes para proteção e sustentabilidade do espaço exterior, que exigem uma governação multilateral, inclusiva e sustentável foi a principal mensagem dos dois simpósios preparatórios da Conferência Gestão e Sustentabilidade das Atividades Espaciais que, no total, contaram com mais de 81 oradores de 22 países.

A conferência conjunta de Portugal com a ONU, através da UNOOSA (sigla inglesa de Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos Espaciais), acontece a 14 e 15 de maio, em Lisboa.

O programa da conferência sobre Gestão e Sustentabilidade das Atividades Espaciais prevê um primeiro dia de trabalhos em que serão apresentadas e discutidas as conclusões dos simpósios de preparação, e um segundo dia dedicado às intervenções dos Estados-membros.

“Portugal está a desempenhar um papel importantíssimo ao nível das Nações Unidas onde através da organização desta conferência permite aos Estados Membros um debate livre sobre os principais assuntos para o futuro das atividades espaciais”, Refere Hugo André

As inscrições para a participação no primeiro dia de trabalhos estão abertas até ao dia 26 de abril no site da conferência.