http://imgs.sapo.pt/gfx/467584.gif

Anunciada recentemente, a lista de pré-selecção dos Sony World Photography Awards 2009 contém os nomes de 186 fotógrafos, de 43 países diferentes, entre ele três representantes de Portugal.

O Honorary Judging Committee, composto por fotógrafos de renome mundial, conservadores de museus, representantes de agências fotográficas internacionais, editores e críticos fez a sua selecção a partir de um conjunto de 36.546 fotografias de profissionais e de 25.370 de fotografias de amadores.

De entre os pré-seleccionados surgem três nomes e representação de Portugal: Gregory Baker e Rita Soromenho, como fotógrafos profissionais, na categoria de “Arte Conceptual e Construtivista”; Matilde Barreira, como fotógrafa amadora, na categoria de “Arquitectura”.

Os finalistas de cada categoria serão anunciados na terça-feira, 17 de Março, e homenageados no evento Sony World Photography Awards Ceremony and Gala Dinner no Palais des Festivals, em Cannes, na quinta-feira, 16 de Abril.

Também nessa noite será anunciado o vencedor de 2009 do L’Iris D’Or, o Sony World Photographer of the Year, que receberá 25.000 dólares e equipamento fotográfico profissional da Sony.

O fotógrafo amador vitorioso receberá um prémio em dinheiro de 5.000 dólares, bem como equipamento fotográfico.

Nota de Redacção: A versão original do texto referia erradamente o apelido de um dos fotógrafos portugueses que fazem parte da lista de pré-seleccionados do SWPA, entretanto corrigido. Pelo lapso, deixamos o nosso pedido de desculpas a Matilde Barreira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.