O objetivo é que a EU-Citizen.Science se possa tornar o ponto de referência para a ciência promovida pelos cidadãos na Europa e por isso agrega já 240 projetos, 197 recursos para planear ou desenvolver projetos de ciência cidadã e 64 recursos de formação. Na plataforma estão envolvidas 219 organizações e interligadas 15 plataformas, com 2.637 utilizadores registados.

Da vigilância de alforrecas na costa portuguesa no GelAvista à criação de uma estrutura para monitorização das alteração climatéricas com o SOCIO-BEE, passando pelo Chronolog, que quer criar um timelapse de alterações no ambiente com a recolha de imagens dos voluntários, há muitas oportunidades para participar.

Na área de projetos pode escolher na lista os mais recentes, ou fazer a seleção por país, o nível de dificuldade ou o tipo de tarefa proposta para os participantes.

Vale a pena explorar o site, os projetos e os recursos para saber mais sobre como participar, mas o ponto de partida deverá ser depois o registo na plataforma para começar a contribuir.

O site está disponível em eu-citizen.science.