http://imgs.sapo.pt/gfx/557095.gif

Ninguém está contente com a proposta de Orçamento de Estado para 2013, que está em aprovação na Assembleia da República. Os pontos de partida para as contas são dificeis de gerir e o Governo garante que não tem margem de manobra. Será verdade?

O projeto Farol lançou hoje um site onde os cidadãos podem por à prova as suas ideias e assumir o papel de ministro das Finanças, avançando com soluções orçamentais através de um simulador online.

O meu Orçamento de Estado parte das mesmas bases que Vitor Gaspar teve de gerir - uma despesa de 81.822 M€ e receitas de 74.638 M€ em 2013 - e convida os mais criativos a resolver a situação do país.

Cortava mais na defesa? na Educação, na Saúde? Como aumentaria a receita sem mexer nos impostos? O simulador tenta aplicar algumas dos elementos que podem ser manobrados para que cada utilizador possa fazer a sua proposta de Orçamento de Estado para 2013 e no final dá a hipótese de o comparar com o do Governo. Aceita o desafio?

O simulador junta-se às iniciativas desenvolvidas pela Deloitte no âmbito da análise anual do OE, onde está também incluído o Budget Watch, um projeto desenvolvido em parceria com o ISEG, Expresso e Público.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico