Numa altura em que a SpaceX continua empenhada em refinar a sua Crew Dragon para arrancar com os testes de missões tripuladas, a empresa decidiu oferecer novos serviços espaciais de transporte aos seus clientes. Trata-se de uma ferramenta online de aquisição de transporte de satélites a bordo do Falcon 9. O serviço visa as empresas que necessitam de lançar pequenos satélites para órbita, mas não têm orçamento para alugar o serviço completo de um foguetão, cujo valor pode chegar às várias dezenas de milhões de dólares.

Assim, as empresas podem pagar um milhão por uma capacidade de 200 kg de carga, acrescentando 5.000 dólares por cada quilo adicional no transporte. A ferramenta online calcula o valor do serviço mediante as necessidades dos clientes, nomeadamente o posicionamento orbital: órbita heliossíncrona, polar e órbita terrestre inferior (menos de 2.000 km).

tek spaceX

Depois pode definir a data, mediante a disponibilidade, sendo possível estabelecer serviços no calendário até 2043. Por fim, para completar o orçamento, basta referir o peso da carga em quilos. Quando acaba de preencher estes dados iniciais são listados todos os voos planeados, as respetivas datas próximas e a capacidade ainda disponível para que possa concluir o processo, mediante o orçamento associado. De considerar que o serviço arranca apenas no próximo mês de junho.

Por fim, os clientes podem adicionar alguns serviços extras disponíveis. Podem requisitar combustível para o seu satélite, registar uma apólice de seguro para salvaguardar a missão (até 2 milhões de dólares), ou mesmo aceder a corrente elétrica adicional no sistema de libertação do equipamento em órbita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.