São salas com servidores, salas de rede, equipamento de manutenção e a possibilidade de "passear" num espaço virtual imersivo onde se mostram os vários componentes de um centro de dados, com as infraestruturas e a manutenção necessárias para manter tudo em funcionamento.

O site da Microsoft "We live in the Cloud" dá uma perspetiva sobre a importância dos datacenters, explicando conceitos de cloud e os princípios da resiliência, segurança e sustentabilidade, que podem ser aprofundados com a ajuda de vídeos.

A cada dois anos criamos mais dados do que já foram criados em toda a história da humanidade e a preocupação com o desenvolvimento dos datacenters é também uma jornada de inovação, para conseguir utilizar os recursos de forma mais eficiente e sustentável, garantindo a proteção dos dados.

Na visita virtual é também possível conhecer as várias iniciativas da Microsoft nesta área e as certificações que a empresa já reúne para os serviços de Azure, que são os "blocos" de construção da sua oferta de Cloud.

Clique nas imagens para ver mais informação

A inovação do projeto Natick ou d o DNA Storage, o desenvolvimento dos servidores blade e a forma como é gerida a energia e as comunicações, são algumas das áreas que vale a pena explorar para conhecer melhor este mundo que é cada vez mais essencial ao bom funcionamento dos serviços que usamos.

O site "We live in the Cloud" pode ser explorado online em modo 3D de baixa ou alta qualidade ou em HTML.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.