Existem vários serviços de armazenamento de fotografias online em cloud, como os habituais Google Photos, Onedrive ou Dropbox. Ou ainda outros menos conhecidos, mas com potencial, virados para a partilha rápida de fotografias entre familiares, amigos (e desconhecidos), como o Pixed, que falámos recentemente.
A proposta do Raster é semelhante no que diz respeito à facilidade de armazenamento das fotografias e organização das pastas. Mas destaca-se por não aplicar qualquer compressão, mantendo todas as propriedades das imagens que introduz na cloud.
O serviço assume-se como uma alternativa para fotógrafos profissionais ou equipas de marketing que desejem guardar e aceder rapidamente a fotografias com grande qualidade, nomeadamente no formato RAW. O serviço diz que não tem limitações para o tamanho das imagens introduzidas, tendo sido testado fotografias de 96 MP.
A inteligência artificial é usada para criar etiquetas nas imagens automaticamente, assim como capacidade de gerar prompts sugeridas para texto de cada imagem. Uma ferramenta que ainda está a ser desenvolvida.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários