http://imgs.sapo.pt/gfx/273336.gif

Embora já finalizado o seu tempo de financiamento por parte da Comissão europeia, através do programa IST do quinto programa-quadro, o site do MAFTIA - Malicious-and Accidental-Fault Tolerance for Internet Applications – mantém toda a informação e conclusões desenvolvidas, tornando-se numa fonte de informação importante para quem se interessa por esta área.


Sendo um dos projectos de investigação de larga escala a debruçar-se sobre a protecção contra ataques maliciosos em sistemas distribuídos, o MAFTIA, desenvolveu protótipos que permitiam a esses sistemas manterem-se operacionais durante ataques, sem consumirem tempo ou intervenção humana.


O modelo conceptual e a arquitectura do MAFTIA, assim como a análise das suas capacidades de resistência a intrusões e a taxionomia de detecção de vulnerabilidades são alguns dos documentos que permanecem no site, na área de Deliverables e que podem ser consultados e descarregados para os computadores de quem quiser aprofundar o tema.


O projecto é um dos candidatos ao prémio Europeu Descartes e envolveu uma equipa de investigadores portugueses do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências de Lisboa.





Sites de dias anteriores:

28/11/2004

Debaixo de fogo

Se Arnold Schwarzenegger pensava que teria vida facilitada na política por ser sobejamente conhecido como actor enganou-se. Contra ele forma-se uma autêntica cruzada de opositores empenhados em reunir tudo o que um candidato não pode ser.

27/11/2004

A 100 % para conduzir

Ferramenta activa de uma campanha de sensibilização para o consumo moderado de álcool, o 100porcentocool.pt dará a conhecer o itinerário das brigadas 100% Cool que este ano vão actuar na noite em busca de "condutores a 100 %".





26/11/2004

Manual para acessibilidade no trabalho
Está disponível no site Acessibilidade.net o Manual Tecnologias de Informação Sem Barreiras
no Local de Trabalho, executado pelo CERTIC, que pretende melhorar a forma como são adoptadas as TIC nas empresas para cidadãos com necessidades especiais.

25/11/2004

Processar um mundo melhor

Num período em que nos supermercados nos pedem brinquedos e alimentos para ajudar quem mais precisa, a IBM requisita parte da sua capacidade de processamento para acelerar o curso de projectos de investigação internacionais na área da saúde.

24/11/2004

Glossário de Biometria

Se já se perdeu entre os novos termos na área da Biometria, então este site poderá dar-lhe uma ajuda, indicando-lhe vários glossários sobre o tema onde pode esclarecer as suas dúvidas e esclarecer alguns mistérios.

23/11/2004

Por uma Ciência mais Viva

Começou ontem mais uma Semana Ciência Viva, onde se procura promover o interesse de todos os utilizadores pela Ciência. Até Domingo o mote é participar nos mais de 400 eventos marcados em diversas localizações.

22/11/2004

Estudo facilitado

O conhecido motor de pesquisa Google inaugurou um canal dedicado àqueles que precisam de uma mãozinha no estudo ou nas pesquisas com o lançamento do Google Scholar, concebido para recolher informação das ciências à literatura.




21/11/2004

Vida boa

São simpáticas as sugestões do LifeCooler para quem quiser aproveitar as vantagens da Boa Vida e tirar o maior partido do seu tempo livre, com actividades radicais ou mais moderadas, consoante o gosto.

20/11/2004

Metade da América tentou...

É a nova coqueluche da Internet. O SorryEverybody apresenta centenas de mensagens de norte-americanos a pedirem desculpas ao mundo pela reeleição de George W. Bush. Fica a promessa de consertarem o erro em 2008.

19/11/2004
Objectiva atenta

As escolhas da sua objectiva têm muitos admiradores. Sebastião Salgado é um dos fotógrafos de topo do século XX que preenche vários projectos de Internet criados por admiradores. Cá está mais um.

18/11/2004

Matriz de museus
No Matriznet pode pesquisar as colecções patentes nos 28 museus tutelados pelo Instituto Português de Museus e encontrar mais de 30 mil peças e 45 mil imagens, de objectos de arquitectura, brinquedos, joalheria, armas ou fotografia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.