
http://imgs.sapo.pt/gfx/512434.gif
Em Outubro deste ano o prémio Nobel da física distinguiu os trabalhos de dois investigadores - Andre Geim e Konstantin Novoselov - na área do grafeno. Componente da grafite e cerca de 100 vezes mais resistente que o aço, este material promete revolucionar o conceito de ecrã táctil ou ajudar a aumentar dramaticamente a velocidade dos processadores gráficos.
Na verdade as aplicações são múltiplas e o que os dois cientistas já conseguiram mostrar valeu-lhes a distinção e o reconhecimento mundial, numa espécie de ponto de chegada que é também um ponto de partida para mais investigação.
Se gostava de perceber melhor o poder deste material, que promete fazer notícia muitas mais vezes nos próximos anos e o seu "papel" na família do carbono há um vídeo que pode ajudar. Foi produzido pela VegaScienceTrust.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários