Anualmente são destacadas as palavras do ano do dicionário de Oxford e em 2023, a palavra escolhida foi “Rizz”, envolvendo na sua escolha uma equipa de especialistas de linguagem e mais de 32 mil votos a favor da expressão.

“Rizz” é uma abreviatura de carisma, ou na palavra em inglês “charisma”. Na página da palavra do ano do Oxford Languages, que inclui o famoso dicionário,  é explicado que 2023 ficou marcado pela era das relações públicas, sejam elas pessoais ou profissionais. E o que mais chama à atenção? Ter muito carisma, ou neste caso, “Rizz”.

site do dia - rizz palavra do ano

Alguém que tenha a habilidade de atrair outra pessoa através de estilo, charme ou atração, usa-se o termo “Rizz” que foi extraído da parte central da palavra charisma, o que é uma forma pouco usual nos padrões de formação de palavras”, é explicado na página dedicada. Há outros exemplos de abreviaturas deste estilo, tal como “fridge” para refrigerator (frigorifico) ou “flu” de influenza (gripe).

Os especialistas do Oxford Languages dizem que o uso da palavra “Rizz” aumentou dramaticamente em 2023, tendo como pico o mês de junho de 2023 quando o ator Tom Holland, que faz de Peter Parker/Homem-Aranha, disse que tinha um “rizz limitado”.

E a palavra abreviada “rizz” já começou a evoluir no vocabulário, podendo ser utilizada como um verbo, mais comumente usada na frase “rizz up”, que significa atrair ou deduzir uma pessoa.

Entre as palavras finalistas encontram-se "prompt", que são as instruções dadas a sistemas de IA generativa, como o ChatGPT; "Situationship", uma relação romântica ou sexual que não está formalizada ou estabelecida; e "Swiftie", que é um fã entusiasta da cantora Taylor Swift.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.