
A infografia interativa foi preparada pela Comissão Europeia para contextualizar os dados estatísticos do Eurostat sobre os jovens europeus, e mostra grandes diferenças entre os vários países.
O primeiro passo é escolher o sexo, a nacionalidade e a idade, mas depois os visitantes são levados a responder a uma série de pequenas questões, após as quais lhes é mostrada a comparação da situação com a média no seu país, e também com outros países europeus.
Os dados revelam semelhanças, mas também grandes diferenças entre os Estados-membros, quer a nível de emprego quer a nível da situação familiar, mas igualmente na utilização das tecnologias para comunicar, fazer download de software ou comprar bilhetes online.
Em Portugal 86% dos homens jovens usam as redes sociais, um valor acima da média europeia, de 76%, mas longe dos 89% registados na Suécia,enquanto a Dinamarca está no extremo oposto, com apenas 61%.
As diferenças estendem-se também ao nível da educação, com apenas 23,9% dos portugueses num nível terciário (com ensino superior), enquanto na Europa a média é de 31% e no Luxemburgo a percentagem sobe para os 43%.
Navegue pela infografia e descubra mais semelhanças, e diferenças, que marcam as gerações europeias.
Nota da Redação: foram corrigidas gralhas neste texto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários