http://imgs.sapo.pt/gfx/197501.gif

É ainda muito recente o projecto Tempo de Antena e embora ainda tenha poucos conteúdos o potencial de inovação já está na base deste projecto que vem sendo desenvolvido desde 2001. Partindo da ideia de que "cada individuo tem algo a ensinar, acrescentar, divulgar e expor aos demais indivíduos que compõem a comunidade internauta", o Tempo de Antena abre espaço para a partilha de opiniões e conhecimentos ou venda desses mesmos "conteúdos" difundidos através deste canal.

Funcionando como um portal de broadcasting de vídeo, áudio e texto, o Tempo de Antena pretende reunir uma série de fornecedores de conteúdos dentro de seus diversos canais temáticos de forma a oferecer aos visitantes uma abrangência de temas. Os fornecedores de conteúdos são pessoas individuais e/ou colectivas que desejem divulgar em tempo real os seus ideais, serviços e/ou imagem, usando uma Webcam num PC com acesso à Internet.

Entre os exemplos de possíveis fornecedores de conteúdos os organizadores do Tempo de Antena indicam a dona de casa que quer ensinar culinária, o estudante que quer dar explicações ou o médico que quer estar sempre em contacto com os sus clientes, mas também artistas de variedades e expressão corporal. Para se tornarem fornecedores de conteúdos os interessados têm de fazer a proposta à Tempo de Antena que conta com dois processos para certificação da qualidade do serviço: a votação dos clientes e a validação do Currículo Vitae por parte da ManPower Portugal.

Em termos de modelo de negócio, os indivíduos que quiserem vender os seus conteúdos arrecadam apenas 50% da receita, sendo o restante retido pela Tempo de Antena que gere o sistema e assegura o acesso à plataforma. Os clientes têm de adquirir créditos (que custam mais de 1 euro por cada crédito, mas com descontos de quantidade) para poder visualizar os conteúdos que lhe interessem, depois de poder aceder a informação sobre o tipo de serviços, ver fotografias e avaliar a classificação que foi atribuída a esse fornecedor de conteúdos.

Como foi lançado ainda no início do mês, o Tempo de Antena é ainda pouco mais do que a plataforma e a ideia, existindo apenas uma dezena de fornecedores de conteúdos nas suas diversas áreas abertas, embora o canal exclusivo para adultos já conte com cinco entidades a transmitir.




Sites de dias anteriores:

22/05/2003

Mais Einstein na Internet

Um novo site dedicado à vida e obra de Albert Einstein, o Einstein Archives Online, oferece aos seus visitantes a possibilidade de acederem a um arquivo digital com 900 documentos produzidos pelo cientista.

21/05/2003

Expor a roupa suja do mundo empresarial
Tendo em conta que nada é tão desejável como a informação que outros preferiam que não se conhecesse, o site InternalMemos.com desenvolveu um negócio baseado na venda da maior colecção de memorandos empresariais e outras comunicações internas na Internet.

20/05/2003

Jornalismo Visual

Definindo-se como uma revista multimédia de fotojornalismo na era digital, a The Digital Journalist é uma publicação regular, publicada na Internet, que aborda os temas da sociedade, economia e tecnologia, contando as histórias através de imagens.

19/05/2003

Culto dos Macs

Conhecido por ser um site de rumores sobre os produtos que os engenheiros e designers da Apple desenvolvem, o Spymac é também uma das principais comunidades virtuais sobre Macs na Web, composta por uma legião de fanáticos da empresa de Cupertino.

18/05/2003

Um projecto em favor da língua portuguesa

Para além de um dicionário de português para o corrector ortográfico ISPELL do Linux, o projecto Natura contém ainda várias ferramentas como uma lista de provérbios e o JSPELL, um analisador morfológico capaz de funcionar como corrector ortográfico.

17/05/2003

Pela Sociedade da Informação

Na ocasião em que se assinala o Dia Mundial das Telecomunicações e os 138 anos da União Internacional das Telecomunicações (UIT), o Tek aconselha uma visita ao site oficial e a consulta do discurso anual do seu secretário-geral, Yoshio Utsumi.

16/05/2003

Vá lá seu Homúnculo! Leia isto...

Megera.tv é um projecto de humor na Internet do qual Nuno Markl é um dos principais cúmplices. Mais do que qualquer explicação, a escuta de algum dos temas de "música invertida" disponibilizados pela Megera demonstra bem o nível de non-sense.

15/05/2003

Arte e cultura electrónica em análise

Publicado online três vezes ao ano, o Switch é um jornal dedicado à arte dos novos média do laboratório CADRE da San Jose State University. Esta publicação analisa criticamente os desenvolvimentos na convergência entre arte e tecnologia.

14/05/2003

Sem fronteiras na Internet
Os Repórteres sem Fronteiras transformaram a Internet em mais uma das ferramentas de comunicação do seu projecto, fazendo uso da sua globalidade para defender a liberdade de imprensa e de expressão em todos os meios, incluindo a Web.

13/05/2003

Uma ezine portuguesa com sabor a blog

Se o GilDot é o equivalente ao Slashdot em terras nacionais, então o mais acertado é que o Cafeína corresponde ao Kuro5hin lusitano. Mais do que uma publicação, trata-se de um bar/café virtual onde até se pode jogar clássicos de arcada.

12/05/2003

Sons em substituição de palavras

Um projecto de manipulação de sons, o Quiet American pede a todos que escutem com ouvidos sem preconceitos as recolhas feitas durante viagens turísticas realizadas pelo seu autor. De preferência com o uso de auscultadores.