Embora pareça confuso à primeira vista, o The Globe of Economic Complexity é um site que tenta simplificar a economia global através de píxeis e animações coloridas. No entanto, para que o entenda, há algumas regras que terá de aprender: as cores representam diferentes indústrias; cada píxel representa 100 milhões de dólares de volume de negócio; as linhas que unem os países representam trocas e o sentido em que estas correm esclarecem a origem e o destino de cada produto comercializado.
[caption]
[/caption]
O intuito deste site, que foi desenvolvido na Universidade de Harvard por Owen Cornec e Romain Vuillemot, é mapear a produção de bens a nível global e evidenciar as trocas que se estabelecem entre países por cada um dos produtos.
As informações aqui contidas podem, no entanto, ser visualizadas de várias formas. É possível orientá-las no planisfério, num globo ou em gráficos especialmente orientados para evidenciar um produto ou país. Se preferir, pode ainda isolar as variáveis aqui contidas para compreender onde é que é produzido ou por quem é que é comprado.
The Globe of Economic Complexity está disponível através deste link.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários